Espaço, operacionalizado pela Secult Goiás, recebeu 25 exposições e 30 eventos culturais
A Vila Cultural Cora Coralina encerra 2024 com números impressionantes e consolida-se, novamente, como um dos principais centros culturais de Goiânia. Foram 46 mil visitantes ao longo do ano em 25 exposições, distribuídas entre as salas Antônio Poteiro, Sebastião Barbosa e Grande Sala. Além das mostras de artes visuais, a unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) foi palco de 30 eventos, que variaram de lançamentos de livros e palestras a feiras e festivais de música e cinema.
Dezenas de artistas tiveram suas obras expostas entre 18 exposições individuais e sete coletivas. A mostra com maior número de visitações foi “Bancos Indígenas do Brasil”, com 5.223 registros no caderno de assinaturas. Também montada na Grande Sala, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas”, que fica em cartaz até fevereiro de 2025, estima alcançar 5 mil visitas até o final da exposição.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, os números reforçam o compromisso da Secult Goiás com a promoção da arte e da cultura local. “A Vila Cultural é um espaço vital para a expressão artística em Goiás. Em 2024, recebemos cerca de 46 mil visitantes, e este número é reflexo do nosso esforço contínuo em oferecer exposições e eventos de alta qualidade. A diversidade e a riqueza das manifestações culturais que abrigamos são essenciais para fortalecer a identidade e o senso de pertencimento da nossa comunidade”, celebra a titular.
Entre os eventos paralelos mais populares realizados na Vila Cultural Cora Coralina em 2024 estão a 4ª Mandrake Fest, que atraiu 4,5 mil pessoas, e a Feira E-cêntrica, com 2,3 mil participantes. A Sala multimídias João Bennio sediou 14 atividades entre palestras, bate-papos, e cineclubes.
Coordenador da Vila Cultural Cora Coralina, o curador Gilmar Camilo ressalta a característica de o espaço ser dinâmico e multicultural. “Fruto dessa programação exitosa, desse público volumoso, foi a acessibilidade. Além da possibilidade de ver boas exposições de artistas jovens a artistas veteranos. Foram várias mostras individuais, coletivas e mostras importantíssimas. E a gente pôde também atender muitas escolas, que agora já têm o hábito de fazer visitas guiadas ao Centro Cultural”, detalha Gilmar. “Para 2025, a Vila Cultural Cora Coralina promete uma programação também de peso, com exposições que serão selecionadas agora em 2025, além de algumas mostras já programadas”, adianta o coordenador.
Espaço multicultural
Inaugurada em 31 de outubro de 2013, a Vila Cultural Cora Coralina está localizada no centro de Goiânia e se dedica a abrigar uma diversidade de manifestações culturais, desde artes visuais e plásticas até feiras de artesanato e economia criativa. Este espaço multicultural integra a iniciativa do governo estadual para revitalizar o Centro de Goiânia e preservar a memória da capital.
Atualmente, a unidade abre todos os dias da semana (exceto alguns feriados), das 9h às 17h. A entrada é gratuita e é permitida a entrada em algumas exposições com animais de estimação, desde que encoleirados.
Serviço
Funcionamento: De segunda-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Endereço: Rua 3, s/n – St. Central
Fotos: Divulgação
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás