Vem aí mais uma grande obra da Prefeitura de Catalão: o Parque Severo Gomides Neto

Será lançada nesta quinta-feira, dia 25, às 17h30, em frente ao Condomínio Green Park, uma das obras mais importantes da atual administração: o Parque Ecológico Severo Gomides Neto. O projeto foi desenvolvido pela Basitec e as obras serão realizadas pela Planum

 

Engenharia.

O Parque Ecológico Severo Gomides Neto será construído entre os bairros Loteamento Vale do Sol, Paineiras e Condomínio Solar das Américas, na várzea do Córrego das Madres.
O projeto constará de grande lago, com área de 32.849 metros quadrados, mais as áreas de convivência, com quiosques, playground, quadras poliesportivas e de areia iluminadas, ciclovia, pista de caminhada, academia de ginástica e mini bosque. Uma obra orçada em 5 milhões de reais.
Esta primeira etapa envolve apenas a construção da represa. A urbanização que complementa o projeto do parque será desenvolvida no ano que vem.

Lago

Importantíssimo para a contenção de águas no período chuvoso, o lago também será de uso social, como espaço de lazer, prática de esportes e recreação.
A sua dimensão, em situação normal, será de 32.849 m2, com um volume de água de 50.000 m2. Em situação de cheia, o espelho d ‘água ocupará 43.487 m2; e, em caso de máxima cheia, 79.376 m2 de área, com um volume total de 246.204 m2. Será o maior lago urbano de Goiás.

Ciclovia e Pista de Caminhada

A ciclovia terá 2,0 m de largura e a pista de caminhada 1,5 m de largura. Estas duas vias seguirão paralelas, separadas por uma faixa de grama no canteiro que as divide. A extensão total projetada é de 740 metros.
A pista de caminhada e a ciclovia acompanharão os dois bordos do lago e serão interligadas a uma pista de lazer já existente no local, permitindo, assim, o contorno total da área do lago. Ambas iluminadas com LED.

Áreas de Convivências

O projeto prevê a construção de cinco áreas de convivência dos tipos A a E.

Com 2.122,55 m2,a área do Tipo A terá como finalidades a contemplação de paisagem, o lazer ativo e propiciar encontros e permanências para todas as faixas etárias. Ela será dividida em duas áreas com patamares diferentes: área saúde e a área de contemplação destinada às crianças.

A área saúde contará com duas quadras de areia, com espaços para descanso, contemplação e academia ao ar livre, ocupando, aproximadamente, 1.119,12 m2.
A área de contemplação infantil terá área de 1.002,83 m2. Será composta por espaços para contemplação, playground infantil, um quiosque multiuso e estacionamento.

As demais áreas de convivência também contarão com espaço de contemplação, propiciando encontros e permanências para pessoas de todas as faixas etárias. A do Tipo B terá 149,76 m2 e será implantada na esquina da rua 2021 com a nova rua a ser ali construída. Já a do Tipo C estará localizada na esquina das pistas de caminhada e ciclovia, paralela com a nova rua. As do Tipo D e E irão se situar na margem da ciclovia.

Paisagem

A proposta paisagística tem a intenção de valorizar as áreas de uso intensivo através da diversidade de espécies de vegetação, com o uso predominante das espécies do cerrado e a utilização criteriosa de espécies exóticas, a criação de pontos de interesse alternando florações e porte das árvores, utilização de árvores isoladas e “cortinas” vegetais. A área de intervenção paisagística é de aproximadamente 29.560,18 m2.

As obras para a construção da represa serão iniciadas imediatamente. A conclusão do projeto completo está prevista para daqui a oito meses.