
Interessados têm até terça-feira (15/4) para garantir a vaga gratuitamente pelo site oficial da mostra
Estão chegando ao fim as inscrições para as oficinas de artes cênicas oferecidas gratuitamente dentro da programação da 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2025), que será realizada de 22 a 26 de abril, no município. Os interessados devem se inscrever até esta terça-feira (15/4), exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do evento: https://mostratenpo.cultura.go.gov.br. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
As oficinas serão presenciais e terão carga horária mínima de 24 horas, para um total de 120 participantes. As modalidades ofertadas são: “Jogos teatrais para a cena e para a sala de aula”, com Rui Jorge; “Dramaturgias Emergentes: Território dos Objetos”, com Takaiúna; “Danças Negras que transformam as Ruas”, de iniciação à coreografia, com Jéssika e Gomes e Wes Ferreira; e “O corpo do Ator na interpretação para Teatro, Cinema e Televisão”, com Ana Magdalena e João Côrtes.
Circo
Além das oficinas cênicas, a programação formativa do TeNpo conta também com aulas de malabares e acrobacias, oferecidas no Circo Laheto entre os dias 23 e 26 de abril, das 9h às 11h. As oficinas circenses também são gratuitas, e contam com 15 vagas para a modalidade de malabares e 15 para a de acrobacias.
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas de forma presencial no Centro Cultural de Porangatu, sendo encerradas após o preenchimento das vagas. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar os documentos pessoais e, no caso de crianças, estarem acompanhadas de um responsável.
Espetáculos
A mostra, que ocorre entre 22 e 26 de abril, conta com apresentações de seis grupos regionais, além de atrações nacionais e itinerantes. O repertório abrange do drama à comédia, passando por circo e palhaçaria. A abertura oficial fica por conta do grupo Júlio Vann Produções Artísticas, com a peça “Niq – Por estradas mundo afora”. Já no encerramento, Lucélia Santos apresenta o renomado “Vozes na Floresta – Chico Mendes Vive”. A programação completa está disponível em http://mostratenpo.cultura.go.gov.br/.
Realização
O TeNpo 2025 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), e parceria da academia Vikings Cross, da Prefeitura de Porangatu, do Sesc Goiás e do Goiás Social.