Turismo em Minas Gerais registra balanço positivo no feriado de Corpus Christi
Grande movimentação de veículos e volume intenso de pesquisas na internet foram registrados entre 15 e 19 de junho; Estado também ocupa posição de destaque em índice do IBGE
O feriado de Corpus Christi, celebrado em 16 de junho, representou um aumento significativo das atividades turísticas em Minas Gerais. Segundo dados das plataformas Google Trends e Google Analytics, o estado ampliou o leque de destinos mais procurados de 13 para 18. A pesquisa foi baseada nos insights do portal Segue Viagem e considerou, como data de corte, o período de 12 a 19 de junho.
Na semana anterior (5/6 a 11/6), as buscas estavam concentradas nos municípios de Monte Verde e Poços de Caldas, no Sul de Minas. Dessa vez, houve maior capilaridade nas pesquisas, registrando grande volume em diferentes regiões do estado. Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, Lavras Novas, Jacutinga, Uberlândia e Belo Horizonte foram alguns dos destinos mais procurados pelos internautas.
O monitoramento das plataformas, realizado pela equipe técnica da Superintendência de Marketing Turístico (SMT), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), indica que as buscas por Jacutinga, por exemplo, tiveram um aumento de 300%. Mariana teve um crescimento de 500% e Belo Horizonte, 400%. As pesquisas relacionadas apontam que os turistas têm buscado por roteiros culturais e dicas de lazer nas cidades mineiras.
O portal Minas Gerais, site promocional da Secult dedicado à divulgação do Destino Minas Gerais também apresentou altos índices de acesso no período que antecedeu o Corpus Christi. A sessão “Eventos” do site teve 56.256 visitas, ultrapassando a visualização da página inicial, que é, comumente mais visualizada pelos internautas. Em relação ao tipo de atração mais buscada, destacam-se shows e opções de entretenimento nos municípios.
Entre as cidades mais acessadas no portal Minas Gerais, Jacutinga ocupa o primeiro lugar, com 280 acessos. Em segundo, aparece Serro (242), seguida de Belo Horizonte (228), Delfinópolis (156) e Montezuma (121). Já em relação aos atrativos, a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, lidera a lista, com 327 visualizações. A Fazenda Santa Clara (67), em Santa Rita de Jacutinga, e a Estância Mineral do Barreiro (55), em Araxá, completam o ranking de atrações mais visitadas.
O balanço do feriado prolongado também indica alto volume no fluxo de tráfego na BR-381 (Fernão Dias), rodovia que liga a capital mineira à cidade de São Paulo (SP). De acordo com relatório divulgado pela Arteris Fernão Dias, concessionária que administra 562 quilômetros da estrada, 910.212 mil veículos passaram pela região, entre a quarta-feira (15/6) e o domingo (19/6).
Crescimento nacional
Para além de feriados e datas comemorativas, Minas Gerais tem apresentado um constante crescimento na procura de destinos no país. Segundo Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve alta de 132,7% na movimentação econômica no setor de turismo no mês de abril. O índice é o segundo maior entre as 12 unidades da federação em que o indicador é aplicado.
Minas está à frente do Espírito Santo (123,3%), do Distrito Federal (108,0%), da Bahia (105,7%) e do Rio Grande do Sul (104,5%). O estado do Ceará, na Região Nordeste do País, ocupa o primeiro lugar da pesquisa, com 135,8% de atividade turística apurada em abril.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os dados consolidados representam um esforço contínuo da pasta para a retomada do setor turístico. As ações, projetos e programas implantados têm gerado bons resultados, colocando Minas à frente de alguns dos principais destinos do país. “O índice mostra Minas Gerais crescendo mais do que Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, à frente de Estados que antes lideravam, como Rio de Janeiro e São Paulo”, destaca.
Imagem: Pedro Vilela