Terno Moçambique Raízes de Uberlândia, Minas Gerais
O Terno Moçambique Raízes foi fundado em 2004 por Claudiomiro Ramos da Silva, o Cláudio, nascido em 09/03/1976. Quando da fundação do terno, Cláudio recebeu apoio do Pico e do Rubiquinho. Antes de montar o Terno Moçambique Raízes, Cláudio havia passado pelo Moçambique Princesa Isabel, Catupé do Martins, retorna para Moçambique Princesa Isabel, depois vai para o Moçambique Pena Branca e após ter sido curado por intermédio do Preto Velho Moçambiqueiro, mentor espiritual de Irene Ramos de Oliveira, mãe de Claudiomiro, resolve montar o Terno Moçambique Raízes. Recebe apoio de Neirimar da Silva, capitão de caixaria, diretor do Grupo de Percussão Tabinha, integrante da bateria da Escola de Samba Tabajaras, com passagem pelos ternos Moçambique Princesa Isabel, Catupé do Martins e Moçambique Pena Branca. A madrinha do terno Dona Didi, Nilda Maria da Silva, nascida em 04/09/1944 veio de Formiga e é prima de Dona Mariinha, do Catupé do Martins. Dona Didi foi cozinheira no Catupé do Martins e madrinha do Moçambique Pena Branca. Flávio Arciole, carnavalesco e cantor de ópera também apóia o terno, confeccionando a indumentária e os adereços.
O Terno Moçambique Raízes utiliza indumentária branca com faixas verdes, os soldados usam saiotes e lenço amarrados à cabeça, três mulheres com peneiras com sementes seguem à frente do estandarte. Os instrumentos usados são, na maioria, emprestados da Escola de Samba Tabajaras. O Enildon do Catupé Azul e Rosa fez uma caixa para começarem o terno e o Daniel faz 12 patangongas que ficam guardadas na casa de Dona Didi, quando não estão em campanha. Alguns soldados utilizam gungas.
Composto por aproximadamente 100 integrantes entre familiares dos capitães e madrinhas, moradores do bairro Patrimônio, Morada da Colina e adjacências, integrantes da Escola de Samba Tabajaras, ss organizadores do Terno Moçambique Raízes são:
Presidente e Primeiro Capitão: Claudiomiro Ramos da Silva (Cláudio)
Vice-presidente: Sérgio de Omolu
Capitães da linha de frente: Ronaldo de Omolú, Luiz Carlos de Souza de Ogum, Rilton de Oxossi
Capitão de caixaria e segundo tesoureiro: Neirimar da Silva de Iemanjá
Primeiro secretário: Leoncídio
Segundo secretário: Pablo
Primeiro tesoureiro: Luciano
Conselho: Meire, Márcia
Madrinhas: Maria Helena de Oliveira, Nilda Maria Silva (Dona Didi), Rosaria
FONTE: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/6248.pdf