
Homenagem que leva o nome da primeira arquivista profissional da capital goiana reconhece pessoas e instituições que atuaram e atuam na salvaguarda da história do estado
A Internacional Eco Academia de Letras, Ciências e Artes (IEAlca) realizou, nesta quinta-feira (10/04), o encerramento das Comemorações ao Centenário de Marilda de Godoy Carvalho, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Além de prestar homenagem à primeira arquivista profissional de Goiânia, o evento contou com a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito Marilda de Godoy Carvalho, honraria que reconhece pessoas e instituições com trabalhos na área da preservação da história e da cultura goianas.
Marilda de Godoy foi uma das pioneiras do Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHEG), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) que abriga e organiza os documentos mais antigos e históricos do Estado. Sua trajetória dedicada ao patrimônio arquivístico goiano foi crucial para a consolidação do Arquivo, onde atuou até o final da década de 1980, ocupando por muitos anos a diretoria da instituição.
O Arquivo Histórico foi um dos agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito Marilda de Godoy Carvalho, além de outras cinco unidades da Secult Goiás: Museu da Imagem e do Som, Museu Ferroviário de Pires do Rio, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Museu Zoroastro Artiaga e Palácio Conde dos Arcos.
Para a superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás, Bruna Arruda, o trabalho da arquivista goiana é uma inspiração para todos aqueles que trabalham pela salvaguarda da história e da cultura do Estado. “A Marilda tem uma história muito próxima à Secretaria, no Arquivo Histórico, e o trabalho dela é onde começou boa parte também do trabalho que a gente faz hoje, então essa premiação que recebe o nome dela é uma honra para nós”, destaca.
A homenagem busca manter viva a memória de Marilda e continuar seu legado, incentivando a nova geração de bibliotecários, arquivistas, historiadores e tantos outros profissionais da área. “A Marilda de Godoy foi uma pessoa muito importante na luta pela preservação da documentação, e o Instituto Histórico tem essa mesma missão, de preservar a história, de preservar a nossa memória, e por isso fizemos essa homenagem aqui hoje”, explica Jales Mendonça, presidente do IHGG.