Secretaria de Estado de Cultura e Turismo lança Censo do Turismo Mineiro 2021
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lança, por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), o Censo do Turismo Mineiro 2021, produzido no âmbito do Programa Reviva Turismo. A publicação tem como objetivo identificar e acompanhar a evolução de ferramentas importantes para a gestão do turismo em nível local, levando em conta fatores como governabilidade, captação de recursos, promoção, pesquisas, sustentabilidade e participação social.
A partir disso, o Censo oferece um diagnóstico das realidades locais, gerando também uma série histórica das informações, fator útil para o planejamento e a construção de políticas públicas, no sentido de atendimento das principais necessidades dos municípios, além de permitir a observação de questões já superadas em decorrência das ações governamentais desenvolvidas com ou sem o apoio de ações privadas no campo do turismo.
Durante o período de Certificação das Instâncias de Governança Regionais e seus associados, todos os municípios de Minas Gerais tiveram a oportunidade de participar, respondendo a um questionário elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Neste ano, 652 municípios cidades contribuíram com a pesquisa.
Nesta edição do Censo, em função da pandemia, pode-se perceber um aumento significativo da confecção e utilização de ferramentas que podem ter sua construção de maneira remota, como Plano de Marketing, por exemplo. Por outro lado, percebe-se a diminuição de CATs, de monitoramento de dados e de associações locais ligadas os setor, o que pode ser explicado também com a impossibilidade do fluxo de turistas neste mesmo período.
Confira o Censo do Turismo Mineiro 2021 AQUI.
Confira a série histórica do Censo do Turismo Mineiro no site do Observatório do Turismo de Minas Gerais clicando AQUI.