Saúde divulga balanço das ações do “Programa Catalão contra o Aedes”

A Prefeitura de Catalão através da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Controle de Vetores, após concluir as ações especiais da campanha “Catalão Contra o Aedes”, divulgou o balanço do programa. O mutirão que começou no dia 15 de março durou exatos seis dias. Nesse período, mais de 220 pessoas saíram às ruas com a missão de eliminar todos os possíveis depósitos com água parada, que são os criadores do Mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa considerada uma das maiores ações de mobilização contra a dengue na cidade contou com o apoio da secretaria de Infraestrutura e Transporte, secretaria de Comunicação e da empresa de limpeza urbana Clean Master Ambiental Ltda. Até o dia 22 de março, todos os funcionários, inclusive fisioterapeutas, enfermeiros e farmacêuticos saíram em campo em equipes trabalhando incansavelmente nessa luta declarada contra o mosquito Aedes aegypti que além da Dengue é transmissor também da Zika e Chikungunya. O serviço de combate que começou pelo bairro Ipanema, com maior incidência da doença na cidade, percorreu várias outras regiões: Vila Erondina, Jardim Paraíso, Pio Gomes, Alto Boa Vista, Margon (I, II e III), Vale do Pirapitinga, Vereda dos Buritis, Santo Antônio, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima, Centro, Mãe de Deus, São João, Pontal Norte e Castelo Branco.

O resultado da ação chamou a atenção. Em seis dias, 22.753 imóveis foram percorridos. Desse total, o trabalho pôde ser realizado em 12.463 imóveis, uma vez que 10.290 estavam fechados, em 97 residências os donos das casas recusaram a entrada dos agentes e em 189 dos imóveis em que as equipes adentraram, foram encontrados e eliminados focos do mosquito aedes aegypti. A maior incidência (36 focos) foi registrada no bairro Ipanema e região central de Catalão. Várias notificações foram feitas e o serviço contemplou dedetizações também.

O secretário de Saúde, Velomar Rios, comentou sobre a ação e o resultado do trabalho e do empenho dos envolvidos. “Chegamos aqui lamentando o número de focos encontrados, mas ao mesmo tempo vejo com prazer o fato das nossas equipes terem percorrido tantos lugares onde as pessoas vão deixar de ter a doença. Apesar desse mutirão ter chegado ao fim, o trabalho não pode parar, o cuidado de cada um deve ser contínuo, diário e o mais importante é que os moradores tenham consciência e responsabilidade disso. Dengue é questão de saúde pública e todos devem se unir”, destacou.

Atenção

Vale lembrar que nas residências ou empresas onde foram encontrados focos do mosquito e os proprietários foram notificados, uma nova visita deve acontecer posteriormente e no caso de reincidência a Vigilância Sanitária poderá aplicar a lei, multando.

Faça sua parte. Ajude. Em caso de dúvidas ou para denúncias ligue. Disk Dengue: 3442-5449

ASCOM – Prefeitura de Catalão