Recordações da Academia Catalana de Letras – Ouvidor, Goiás
A Academia Catalana de Letras recorda que, o primeiro nome de Ouvidor foi Catuaba. Antes de existir a cidade, aquele planalto era quase todo ocupado por essa planta nativa. Tanto que, quando surgiram os primeiros moradores, o arraial passou a ser conhecido por Catuaba, planta medicinal, afrodisíaca, usada em beberagem, infusões e engarrafada com vinho ou cachaça pelos antigos coronéis e moradores de nossa região. Diziam que a Catuaba conservava a virilidade sexual até o fim da vida!
Entre os habitantes pioneiros de Catuaba estiveram o Major Irineu Francisco do Nascimento Pereira, Querubino Ribeiro, Eliseu da Silva, José Ramos , Antonio Torquato, Vigilato Evangelista Ferreira, Francisco de Assis, Homero Pereira de Assis e João Galdino Pereira.
Quando iniciou a exploração do terreno para assentamento da Estrada de Ferro, no leito entre Catalão e o rio Paranaíba, Catuaba ganhou uma estação ferroviária. Mas, os moradores não quiseram o nome de Catuaba. O próprio Major Irineu, dono da fazenda em que foi construída a estação, queria outro nome. A chefia da Rede Ferroviária optou pelo nome do Ribeirão do Ouvidor, assim conhecido desde muito antigamente. Interessante que, até hoje, existem vestígios de catuaba no planalto próximo ao Ribeirão do Ouvidor. Sinal de vitalidade da planta.
Luís Estevam
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994