Recordações da Academia Catalana de Letras – Colégio Estadual João Netto de Campos
A Academia Catalana de Letras recorda que, Catalão resolveu investir na formação educacional dos jovens menos favorecidos construindo, no início da década de 1960, o Colégio Estadual João Netto de Campos. Até então, somente os estudantes mais abastados podiam arcar com mensalidades em curso secundário. A maioria dos alunos, ao terminar o curso primário, era obrigada a dar por encerrada a sua etapa estudantil.
Na época, Catalão tinha cinco grupos escolares, além dos cursos equivalentes mantidos pelos padres franciscanos e pelas madres agostinianas. Era grande o número de concluintes do primário de ambos os sexos. Porém, centenas deles não ingressavam na etapa secundária por falta de escola gratuita. Ou seja, a cidade carecia de um colégio ginasial misto, público e isento de mensalidades.
Esta foi a conclusão de Antonio Chaud, Maria das Dores Campos, Aguinaldo de Campos Netto e João Martins Teixeira, grupo de professores que resolveu defender essa ideia no finalzinho da década de 1950. Apresentaram tais argumentos ao líder político da época, João Netto de Campos que, sensibilizado, passou a trabalhar em três frentes diferentes, até obter a instalação do ginásio gratuito em Catalão.
Primeiro, o ex-prefeito pleiteou junto ao governador do estado, José Feliciano que, respondendo positivamente e de próprio punho, encaminhou o pedido á Secretaria de Educação. Em seguida, influenciou a apresentação de um projeto na Assembleia Legislativa, em novembro de 1960, autorizando a criação da escola em Catalão em regime de urgência. O projeto obteve o apoio maciço dos parlamentares, com 21 assinaturas, inclusive a do representante catalano do PSD, deputado Wison da Paixão. Por fim, João Netto partiu para o Rio de Janeiro, juntamente com professores de Catalão, adiantando um processo no Ministério da Educação (MEC), organizado com uma série de documentos processuais, visando obter licença federal para o currículo do colégio a ser fundado em Catalão. A burocracia retardou o processo porque o MEC estava de mudança do Rio de Janeiro para Brasília. Mesmo assim, foi aprovado em tempo hábil.
A pressa, para criação do colégio, era justificada, já que centenas de jovens catalanos, sem condições financeiras, abandonavam os estudos depois do curso primário todos os anos.
Assim, em maio de 1961, em cerimônia festiva no Cine Real, foi assinada oficialmente a criação do Ginásio Estadual em Catalão.
De forma espontânea, foi eleito como patrono o incansável pioneiro nos esforços pela aprovação do projeto, João Netto de Campos. Era um tempo de transição política. O processo começara com o governador José Feliciano e terminara com Mauro Borges Teixeira. Iniciara com o prefeito Jacy de Campos Netto e terminara na gestão de Osark Vieira Leite. Por isso, o papel do líder João Netto fora fundamental.
A escola tinha sido criada mas não tinha prédio para funcionamento. Ainda assim, foram feitas as matrículas e o ginásio funcionou, público e gratuito, nas dependências do São Bernardino de Siena, em 1961. Logo após, foi transferido para o prédio da Fundação Wagner Estelita Campos ainda em construção. Enfim, em maio de 1964, com 850 alunos matriculados, o Ginásio Estadual ocupou a sua sede definitiva.
Nos anos seguintes a afluência de alunos foi tamanha que ultrapassou duas mil matrículas, exigindo ampliação e criação de anexos ao prédio. Em 1966, no contexto de uniformização do sistema educacional, o ginásio mudou sua denominação para Colégio Estadual João Netto de Campos. Com o tempo, ganhou quadras esportivas, piscinas, laboratório, biblioteca e um grande salão para eventos educacionais e comemorações sociais.
O colégio, completando 60 anos de existência, constitui prova de que Catalão há tempos vem priorizando a educação de seus filhos, de forma geral e irrestrita.
FOTO: Desfile do colégio estadual João Netto de Campos na década de 1960
FOTO: Desfile do Colégio em 1972
FOTO: Festival de Música no Colégio Estadual. 1972
FOTO: João Netto de Campos, patrono do Colégio Estadual
FOTO: Vista do Colégio Estadual João Netto de Campos
FOTOS: Projeto de criação do Colégio Estadual em Catalão. 1960
Luís Estevam
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994