Projeto Julho Vermelho – Vereadores se unem em campanha de doação de sangue
A Câmara de Vereadores está engajada no Projeto Julho Vermelho, do vereador Cláudio Silva Lima, aprovado no mês de junho. Nesta manhã, vereadores da Câmara Municipal do Catalão estiveram presentes no Hemocentro do município para darem inicio ao projeto. O BLOG da Maysa Abrão registrou o momento e parabeniza os vereadores pela nobre doação. Os vereadores que não puderam doar sangue levaram voluntários.
Projeto “JULHO VERMELHO” de autoria do vereador Claudio Silva Lima:
“INSTITUI no Calendário Oficial município de Catalão o “JULHO VERMELHO”, O mês todo dedicado à realização de ações para conscientização da doação de sangue”.
O vereador Claudio Silva Lima, no uso de suas atribuições regimentais, encaminha ao Plenário desta laboriosa Casa de Leis, a seguinte proposição:
Art. 1º: Fica instituído no município de Catalão, que o mês de Julho seja designado como “Julho Vermelho” dedicado à realização de campanhas e ações para conscientização de doação de sangue.
§ 1º: O Simbolo da campanha e ações previstas na presente lei, será um laço vermelho, permitindo que órgãos públicos e particulares participem da divulgação decorando suas sedes, logradouros públicos e monumentos na cor vermelha.
§ 2º: O encerramento será no ultimo dia do mês de julho.
§ 3º: No decorrer do mês de Julho serão realizadas campanhas educativas em parcerias com as associações sem fins lucrativas, escolas, faculdades, e demais entidades que queiram participar da campanha solidaria.
Art. 2º: São objetivos da Campanha “Julho Vermelho”.
Paragrafo único: Esclarecer a sociedade catalana sobre a importância da doação de sangue em nosso município.
Art. 3º: Esta Lei entra em vigor após a data da sua publicação.
JUSTIFICATIVA: Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. E é este pensamento que deve ser difundido entre a sociedade com um todo e por isso a importância de que seja divulgado em eventos que gerem grande apelo popular e com uma demanda de publico alta. A doação salva vidas, é um ato altruísta e voluntário que beneficia pessoas conhecidas e desconhecidas. A medicina e a ciência avançaram muito, mas ainda não foi encontrado substituto para o sangue humano. Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue só pode contar com a solidariedade de quem doa. A doação beneficia o doador, porque traz a nobre satisfação por ajudar ao próximo. É uma atitude de pleno exercício de cidadania e de exemplar responsabilidade social.
Assinado: Claudio Silva Lima
O Hemocentro Regional de Catalão está localizado na R. Osório Viêira Leite, 70 – São João, Catalão – GO. Telefone: (64) 3441-4013.
Orientações para doadores de sangue
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA – para doar sangue é importante observar algumas orientações. Há critérios que permitem ou que impedem o ato da doação, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
É fundamental que o doador venha munido com documentos oficiais, como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação. É preciso estar bem de saúde, ter entre 16 (dos 16 aos 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários
– Febre, gripe ou resfriado, gravidez, pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Cirurgias e prazos de impedimentos
– Extração dentária: 72 horas
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
– Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
– Transfusão de sangue: 1 ano
– Tatuagem: 1 ano
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 10 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária
Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Cuidados pós-doação
– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
– Aumentar a ingestão de líquidos
– Não fumar por cerca de 2 horas
– Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
– Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
– Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.
Cássio Fonseca relata ao BLOG da Maysa Abrão a importância do sangue doado em sua cura da Leucemia.
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: