Projeto de implantação do Arco Viário de Catalão é apresentado pela Prefeitura em audiência pública

 “Obra será executada ligando a GO-030 a BR-050. Trabalhos devem começar em até 90 dias, segundo prefeito Adib Elias”

 

Foi durante uma audiência pública realizada no auditório da Prefeitura que o município através da Secretaria de Obras apresentou o projeto de implantação do tão sonhado arco viário de Catalão. Serão mais de 8 quilômetros ligando a GO-030 (próximo à entrada do loteamento Conquista – saída para Goiânia) até a BR-050 (no trevo da Rifértil, acesso às mineradoras). Ao todo mais de 11 milhões de reais devem ser investidos.Comunidade, imprensa e autoridades locais marcaram presença. O Promotor de Justiça Roni Alvacir Vargas representou o Ministério Público Estadual.

 

Segundo o prefeito Adib Elias (MDB) a obra é uma necessidade antiga e urgente para desafogar o trânsito de veículos pesados dentro de Catalão, oferecer melhores condições de trafegabilidade para todos e claro, para que o município continue a crescer e possa acompanhar esse desenvolvimento.

 

Durante a audiência Adib Elias aproveitou para destacar a origem do dinheiro que será investido na obra. Todo o trabalho deverá ser executado sem qualquer apoio do governo estadual. A implantação do Arco Viário será concretizada por meio da arrecadação de imposto que o município fará a partir do próximo ano: ISS (Imposto sobre serviço). O recolhimento será feito em virtude da obra de duplicação da BR-050 sob responsabilidade da MGO Rodovias.

Para elaborar o projeto técnico uma conceituada empresa – responsável por executar as principais obras no estado – foi contratada pela prefeitura: é a Basitec Projetos e Construções com sede na capital goiana. Foram em média 10 meses realizando estudos e visitas a campo até a apresentação na manhã dessa quinta-feira (26).

 

O coordenador técnico do projeto, Rafael Basílio, disse que tudo foi pensado de modo a oferecer o menor impacto possível tanto no sentido ambiental quanto para a população do campo. Outro detalhe do projeto, é que além da divisa de propriedades, a obra passará também pelo Ribeirão Samambaia e dois afluentes, mas sem prejudicar os cursos d’água nem o abastecimento da cidade.

 

Após a conclusão estima-se que cerca de mil veículos deverão passar pelo arco diariamente. Desses, mais de 350 apenas veículos pesados que vem de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo. A licitação que irá definir qual empresa ficará responsável por executar a obra deve ser realizada o mais breve possível. A prefeitura pretende dar início aos trabalhos de implantação em até 90 dias. Apesar do projeto já estar pronto ele ainda pode passar por pequenas adequações. A previsão para que a obra seja concluída é de até 8 meses, após o início.

 

“Tudo será feito dentro da legalidade. O Arco viário vai puxar o desenvolvimento de Catalão. E mais uma vez arduamente vamos fazer tudo que pode e deve ser feito para isso. O que não podemos é impedir o crescimento da cidade”, ponderou Adib Elias.

ASCOM – Prefeitura de Catalão