Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada é lançado em Cordisburgo
Com o objetivo de comemorar os 70 anos da emblemática viagem empreendida pelo João Guimarães Rosa (1908-1967) e que resultou na escrita do livro “Grande Sertão: Veredas”, foi criado o projeto “70 anos de Rosa no Caminho da Boiada” para promover a região visitada pelo escritor mineiro como destino cultural e turístico. Com o objetivo de comemorar os 70 anos da emblemática viagem empreendida pelo João Guimarães Rosa (1908-1967) e que resultou na escrita do livro “Grande Sertão: Veredas”, foi criado o projeto “70 anos de Rosa no Caminho da Boiada” para promover a região visitada pelo escritor mineiro como destino cultural e turístico.
Apresentado em evento realizado no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, nesta semana, o projeto agora cumprirá itinerância em mais cinco cidades: Três Marias, Corinto, Araçaí, Morro da Garça e Curvelo. A iniciativa é realizada pela Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Circuito Turístico das Grutas e Circuito Turístico Lago de Três Marias, com patrocínio da Cemig, por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Em 19 de maio, há exatos 70 anos, o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967) acompanhou uma boiada, conduzida pelo vaqueiro Manuelzão, por um trecho da região de Minas Gerais, município de Três Marias de propriedade de Chico Moreira, primo do escritor, até Araçaí, pelo período de dez dias.
O evento gratuito contou com apresentações musicais do conto “O Caminho da Boiada”, pelo Grupo Pé de Pano e a exposição “Sertão Mundo”. Quem participou pode ouvir a “Estória do Pretinho” encenada pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim que foi criado pela Dr.ª Calina da Silveira Guimarães, em 1997 com o objetivo primordial de atravessar uma adolescência alegre, saudável e feliz; tornar mais atraentes as visitas ao Museu, incentivar a leitura e divulgar a obra roseana, narrando contos retirados da obra de João Guimarães Rosa. Além das apresentações artísticas o evento recebeu roda de conversa sobre a vida e obra do poeta, com visita guiada ao Museu Casa Guimarães Rosa, mais adiante um coquetel enaltecendo a cozinha do sertão e marcando presença, importantes autoridades mineiras foram com o propósito de levar ao público da cidade um pouco da história da região e enfim lançar esse projeto para a população, imprensa e agentes culturais.
Vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil. “Esperamos que esse seja o primeiro projeto de muitos que visam a sensibilização da comunidade local bem como fazer com que os olhos de visitantes do mundo todo se voltem também para o território que inspirou mais importante produção literária mundial” afirma Marco André, Turismólogo e Gestor da Instância de Governança Regional Guimarães Rosa. “Entendemos que com o patrocínio da Cemig e da Secretaria de Cultura e Turismo através da Lei de Incentivo à Cultura o projeto já nasce necessário e indispensável” continua Marco
Foto: André Rezende