Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já estão em Catalão
Vacinação será iniciada amanhã (20). Idosos institucionalizados – moradores de asilos, bem como profissionais de saúde – que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus, serão os primeiros imunizados.
As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde por meio do Governo do Estado, já estão na cidade. Elas chegaram em Catalão por volta das 09 horas desta terça-feira (19). A administração municipal confirmou o início da imunização para amanhã (20).
Após a chegada das 1.100 doses iniciais, elas foram levadas pela equipe da Secretaria Regional de Saúde para a sala de vacina do Centro Integrado da Mulher, onde deverão permanecer armazenadas até o início oficial da campanha de vacinação, marcado para esta quarta-feira (20), às 08 horas.
Nesta primeira fase, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, terão preferência às doses os idosos institucionalizados – moradores de asilos, bem como profissionais de saúde – que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus. Estes serão os primeiros imunizados e depois receberão a segunda dose entre 14 e 28 dias.
Estima-se que aproximadamente 2.300 pessoas fazem parte do primeiro grupo prioritário na cidade.
Demais grupos
O município seguirá o calendário de vacinação com os mesmos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entretanto, os pontos não serão divulgados para evitar aglomeração e tumulto. “Teremos duas salas de vacinas em Catalão, mas não serão divulgadas porque elas não estarão abertas. Funcionarão apenas para aplicação das doses. E como, nesse momento, temos dosagem limitada, não vamos deixar as salas abertas. Ao longo do período, conforme formos recebendo novas vacinas, comunicaremos à população como proceder para receber as doses”.
Controle rigoroso de imunização
Para garantir que sejam administradas as duas doses (que cada um precisa), o município seguirá rigoroso controle da imunização. O procedimento será feito por meio de um cadastro junto ao Ministério da Saúde. A vacinação será registrada em planilha do MS, criada para a Covid-19. Todos aqueles que englobam os grupos prioritários já estão devidamente cadastrados e serão registrados. Entre as informações, deverão constar no sistema: quem tomou qual vacina e quando. Quem for vacinado precisará apresentar documento de identidade com foto e informar o endereço de onde vive. Além disso, a pessoa terá marcada a vacinação no cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Sobre a vacina
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17) e a distribuição está sendo feita pelo país. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.
ASCOM – Prefeitura de Catalão