Prefeitura oferece planta de casa gratuita para famílias de baixa renda em Catalão
Benefício que diminui custo da construção é oferecido por meio de convênio.
Na hora de construir um imóvel, o ideal é fazer antes um projeto e um bom planejamento para evitar gastos desnecessários na obra. Muitas pessoas não sabem, mas a planta pode sair sem nenhum custo para o proprietário. Na Prefeitura de Catalão é possível conseguir de graça um projeto. O benefício está sendo oferecido graças a um convênio de cooperação técnica firmado entre o município através da secretaria de Habitação, uma associação sem fins lucrativos denominada Empresa Enoção Consultoria Júnior e alunos do projeto de extensão da UFCat (Universidade Federal de Catalão).
A parceria já está valendo desde maio desse ano (2018). Três projetos já foram executados e entregues. Cerca de dez alunos do curso de engenharia civil sob orientação de dois professores estão envolvidos. Eles são responsáveis pela produção dos projetos arquitetônico, hidro sanitário e elétrico. Pelas regras estabelecidas no convênio a casa deve ter no máximo 70 metros quadrados. A secretaria de Habitação fica responsável pelo cadastro e seleção da população interessada nos projetos de engenharia para construção da casa própria e a empresa (associação e alunos da extensão) desenvolvem a planta.
Para ter direito ao benefício é preciso atender aos seguintes critérios: apresentar RG e CPF; possuir renda mensal de até três salários mínimos por família; apresentar documento que comprove a propriedade do imóvel e não ser possuidor de nenhum outro imóvel (nem urbano nem rural.
A única despesa por parte do dono da casa será referente a ART, taxas do CREA, impressão e outros encargos fiscais diversos ou qualquer outro tipo de despesa relacionada a legalização da planta do imóvel. Isso ocorrerá por conta do beneficiário.
Enquanto o convênio ajuda as pessoas que não tem condições de custear um projeto é uma oportunidade para os próprios alunos do curso de engenharia civil de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação. “Essa era uma deficiência que tínhamos na universidade que agora não existe mais. Além disso, o interessante é poder oferecer esse lado social. Oferecer isso para a população de baixa renda de forma que eles podem investir o dinheiro que seria gasto com a planta, cerca de 3 mil reais, com maõ de obra e até materiais de construção para a casa”, disse Matheus Baltazar do Nascimento, envolvido no projeto.
De acordo com o secretário de Habitação, Gilmar Antônio, quem não tem condição financeira de pagar um engenheiro para fazer o projeto de construção de sua casa e quiser se inscrever e tentar o benefício precisa procurar pessoalmente a secretaria com a documentação necessária e fazer o cadastro para avaliação da Prefeitura.
A secretaria de Habitação funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 16 horas, sito a avenida Vinte de Agosto nº 45. Centro. O telefone em caso de dúvidas ou para mais informações é o 3441-6515.
ASCOM – Prefeitura de Catalão