Prefeitura apoia vinda do Ballet Bolshoi a Catalão
No dia 6 de maio, será realizada em Catalão uma pré-seleção do Ballet Bolshoi, uma das maiores companhias de balé e ópera do mundo, considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.escolabolshoi.com.br, até o dia 29 de abril.
A vinda do Bolshoi a Catalão é uma iniciativa do Ballet Simone Faleiro, sob coordenação do Conselho Brasileiro de Dança, que conta com o apoio da Prefeitura de Catalão, por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos. Ambas se colocaram à disposição para orientar os interessados a fazerem a inscrição. A audição será dividida em duas provas, uma às 8h30 (candidatos nascidos entre 1998 e 2004) e outra às 14h (nascidos de 2005 a 2007), no Itego em Artes Labibe Faid.
De acordo com Rafael Purcina, presidente da Fundação, “quando a professora Simone Faleiro apresentou a proposta, em janeiro deste ano, sentimos muita felicidade em poder privilegiar a linguagem da dança em nosso município. É mais um evento de nível nacional que tem a cidade de Catalão como polo”, destaca.
Segundo Simone Faleiro, Catalão foi escolhida não só pela localização, que facilita a logística, como também e, principalmente, pelo destaque que a cidade está tendo em termos culturais. “O município compõe um rol de cidades que incentivaram e tiveram um crescimento exponencial no que tange o setor cultural e artístico, graças ao incentivo de gestores, pensadores e fazedores de cultura, como o caso do prefeito Jardel, que abraça esse projeto de tamanha importância”, ressalta a professora.
Alguns bailarinos da Fundação Cultural e da escola de dança Simone Faleiros já se inscreveram na seletiva e estão na expectativa de ter o talento reconhecido pelos “olheiros” do Bolshoi. Maria Inêz Borges é mãe de Natália Vitória, de 13 anos, aluna da “Casa da Cultura” e bailarina há oito anos. Segundo ela, Natália está bastante empolgada com a seletiva. “No ano passado, teve uma audição em Goiânia, mas não pudemos ir, por causa das despesas. Assim que minha filha me falou que teria essa oportunidade em Catalão, imediatamente, autorizei a inscrição e faço questão de estar presente para dar todo apoio a ela”, conta Maria Inêz.
A audição é aberta a toda a comunidade. Basta fazer a inscrição no site e pagar a taxa de R$ 15, por meio de depósito na conta da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no dia da seletiva, no Labibe Faiad.
Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC) é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade. A companhia é uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia, garantindo aos alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte.
Para mais informações:
Fundação Cultural Maria das Dores Campos
Telefone: (64) 3442-3998
Endereço: Avenida 20 de Agosto, 1900, Centro.
Horário de atendimento: Das 8h às 11h e das 13h às 21h
Ballet Simone Faleiro
Telefone: (64) 3411-4219 / 8121-9313
Endereço: Rua Cel. Pirineus, 50, Bairro São João.
Horário de atendimento: Das 8h às 11h e das 14h às 20h
SERVIÇO: Audição pré-seletiva do Ballet Bolshoi
DATA: 6 de maio, sexta-feira. (Inscrições até 29 de abril).
HORÁRIO: 8h30min e 14h
LOCAL: Itego em Artes Labibe Faiad. Rua Dona Josefina. Bairro Nossa Senhora de Fátima.
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: