Prefeito Adib Elias reforça transparência nas ações do governo municipal

Com a iniciativa, a Prefeitura de Catalão melhora a prestação dos serviços públicos e entregas à sociedade.

Adib autorizou a adesão da Prefeitura de Catalão ao Programa de Compliance Municipal (PCM), desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) e Federação Goiana de Municípios (FGM).

Com a iniciativa, a Prefeitura de Catalão passa a contar com ferramentas apropriadas para aprimorar a cultura de integridade e da ética na atuação dos servidores públicos, visando proteger o município de fatores de risco.

O Programa Compliance Municipal (PCM) visa aumentar o nível de confiança de agentes governamentais e não governamentais com o Poder Executivo Municipal, além de melhorar a prestação dos serviços públicos e entregas à sociedade.

Eficiência, transparência e responsabilidade

“Na história da minha vida como administrador público, sempre pautei pela ética. Sabemos que não basta só obedecer a legislação. Nem tudo que é legal é moral. E com a adesão a esse Programa, esperamos oferecer aos cidadãos serviços públicos com ainda mais eficiência e disseminar uma cultura organizacional observando ainda mais a ética, a transparência e a responsabilidade”, disse Adib.

Em dois anos e meio, o Programa, na versão para a administração estadual, registrou economia de R$ 1,5 bilhão, número que reflete diretamente o impacto do programa de integridade e as ações de gestão de risco adotadas nos órgãos do Poder Executivo de Goiás.

Selo de participação

Ao longo das etapas, a Prefeitura de Catalão poderá usar o selo “Compliance em Construção” em seu site, e em peças produzidas ao longo do projeto para demonstrar sua participação no programa.

Ao final do PCM, caso a Prefeitura conclua todas as ações de forma satisfatória, poderá exibir o selo “Aqui Tem Compliance”, para indicar o comprometimento da gestão com a temática.

O que é compliance

Compliance, do inglês comply, significa cumprir algo ou se adaptar por meio de um regulamento. No contexto da administração pública, esse termo pode ser entendido como a otimização da eficiência dos serviços públicos prestados à população através da disseminação de uma cultura organizacional que vise a aplicação de princípios da boa governança, como ética, transparência e responsabilidade.

 

Para mais informações sobre o Programa, acesse: https://www.controladoria.go.gov.br/pcm/

 

Catalão, cidade que Sonha e Faz!

 

SECOM | Prefeitura de Catalão