Pré-estreia de documentário sobre Chica Machado – Rainha de Goyaz, acontece nesta quinta (20/3)
Escravizada histórica de Goiás, protagonista alforriou diversos negros da região de Niquelândia e elegeu um de seus filhos deputado na primeira constituinte. Sessão gratuita será às 19h30, Centro Cultural da UFG
A pré-estreia do curta documental “Chica Machado – Rainha de Goyaz” será nesta quinta-feira (20/3), às 19h30 , no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Com entrada gratuita, a exibição será seguida por um bate-papo com a diretora Renata Rosa Franco, a bailarina Daya Gomes e o fotógrafo e editor Hudson Cândido. A produção, que narra a história de uma das mulheres negras mais influentes da história goiana, conta com recursos da lei federal Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Após a pré-estreia, o curta também será exibido no Cine Cultura, no Cineclube Maria Grampinho (integrante do Sertão Negro Ateliê), na Escola de Artes e na Cinemateca do IFG Câmpus Goiânia. As datas e horários serão divulgados nas redes sociais oficiais do filme, @chicamachado_go.
Chica Machado chegou ao povoado de Cocal, na região de Niquelândia, por volta de 1750. Mulher negra escravizada, conquistou sua alforria, constituiu família com Manoel Álvares da Silva, com quem teve seis filhos, e dedicou sua vida à libertação de outros afrodescendentes escravizados. Símbolo de resistência, ela também foi uma hábil negociadora e se tornou uma importante proprietária de terras.
Sua influência foi tamanha que um de seus filhos, Padre Silvestre, foi eleito deputado por Goiás na primeira constituinte, com o apoio direto de Chica. Outro filho, Manoel Álvares, também se destacou como sacerdote na comunidade.
A narrativa combina registros históricos e relatos transmitidos oralmente, que consolidaram a figura de Chica como um símbolo lendário e fonte de inspiração. Entre suas realizações, destaca-se a construção da Igreja das Mercês, onde Chica permitiu que negros pudessem professar sua fé, enquanto a riqueza e o prestígio que conquistou seguem sendo transmitidos em histórias e memórias do povo goiano.
A produção do documentário
Dirigido por Renata Rosa Franco, o curta “Chica Machado – Rainha de Goyaz” é fruto da pesquisa de doutorado da diretora em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. A obra expande a pesquisa acadêmica para as telas, explorando os caminhos históricos e simbólicos de Chica Machado, passando por cidades como Niquelândia, Uruaçu, Ourofino e Jaraguá, locais que marcaram a trajetória da protagonista.
Serviço
Pré-estreia do documentário: “Chica Machado – Rainha de Goyaz”
Data: Quinta-feira (20/3)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Avenida Universitária, nº1533, Goiânia
Entrada gratuita
Bate-papo: Com Renata Rosa Franco (diretora), Daya Gomes (bailarina) e Hudson Cândido (fotógrafo e editor)
Fotos: Divulgação
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás