Ponto de Cultura Bacae recebe inscrições gratuitas para duas residências artísticas
Aulas terão início neste sábado (23/11), e estão sendo ofertadas 10 vagas para cada residência
O Ponto de Cultura Bacae inicia, neste sábado (23/11), duas residências artísticas gratuitas. As atividades serão realizadas no período de 23/11 a 14/12, na sede do Instituto Bacae (Av. Cora Coralina, 140, Setor Sul), sempre aos sábados, e cada residência oferece 10 vagas, incluindo duas reservadas para pessoas com deficiência.
“Qual o tamanho da sua pressa?”, é uma residência de dança conduzida por Ingrid Costa e João Paulo Amorim, que propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado da vida contemporânea. E “Jogo Inara”é uma imersão na criação de um game eletrônico com foco na cultura indígena, liderada por Marck Al, Adriano de Regino, Michelle Santos e Arlam Júnior.
As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://linktr.ee/bacae. As ações buscam não apenas enriquecer a cena cultural local, mas também fortalecer a formação de novos artistas e criar um ambiente de troca e aprendizado.
A iniciativa integra o projeto “Ponto de Cultura Bacae”, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, mecanismo operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Sobre as residências
Qual o tamanho da sua pressa?
Essa residência de dança, oferecida por Ingrid Costa, busca desenvolver artistas de diferentes níveis por meio da dança contemporânea, com foco no equilíbrio e desaceleração. A proposta é inspirada no processo criativo do espetáculo “Pressa”, do Grupo Bacae, que investiga o movimento “Devagar”, descrito no livro de Carl Honoré.
Jogo Inara
Voltada para a criação de um jogo eletrônico com temática indígena, essa residência busca valorizar a cultura brasileira por meio de narrativas e elementos folclóricos. A atividade promove a colaboração entre artistas e profissionais de áreas como design, narrativa audiovisual, ilustração, sonoplastia e tecnologia.
As aulas serão ministradas das 14h às 18h e o pré-requisito é ter mais de 18 anos. Já a residência para criação do game eletrônico Inara também exige que os participantes tenham mais de 18 anos e acontecerão entre 9h e 13h. As duas residências têm dez vagas, sendo duas destinadas a pessoas com deficiência.
Para Ingrid Costa, coordenadora do Ponto de Cultura Bacae, o projeto é abrangente e busca fortalecer a vida cultural da região por meio da inclusão, criação artística e interação comunitária. Fundado em 2015, o Instituto surgiu como uma homenagem ao cofundador Cláudio Marinho Júnior, que faleceu em 2014 devido ao ritmo acelerado de trabalho.
O objetivo do Bacae é oferecer alternativas culturais que promovam o pensamento crítico, a criatividade e o bem-estar. Os projetos abordam temas como direitos humanos, inclusão, saúde e acessibilidade, incentivando reflexões sobre desafios globais e propondo soluções criativas e interativas. Essa abordagem busca fomentar a qualidade de vida e a conexão entre as pessoas, alinhando-se à missão do Instituto de oferecer iniciativas humanizadas e inclusivas.
Serviço:
Inscrições para residências artísticas
“Qual o tamanho da sua pressa?” – Dança
Data: 23/11, 30/11, 07/12 e 14/12 – 14h às 18h
10 vagas (2 vagas para pessoas com deficiência)
Residência artística (game): Jogo Inara
Data: 23/11, 30/11, 07/12 e 14/12 – 9h às 13h
10 vagas (2 vagas para pessoas com deficiência)
Inscrições gratuitas: https://linktr.ee/bacae
Mais informações: https://www.instagram.com/bacae/
Fotos: Lu Barcelos