Ordem DeMolay – Capítulo Cavaleiros de Atenas de Catalão
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos.
É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a três de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos, etc.
Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseados nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento sete princípios essenciais, os quais chamamos de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
Foi estabelecida no Brasil em 16 de agosto de 1980 pelo maçom Alberto Mansur. Em 12 de abril 1985 Alberto Mansur se torna o primeiro Grande Mestre da Ordem DeMolay no Brasil ao ser instalado no Brasil o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), com um tratado com o International Supreme Council of the Order of DeMolay fundado por Frank Sherman Land em Kansas City, se tornando então independente e soberano em terras brasileiras, sem nenhum tipo de submissão ao ISC, seguido o princípio de Patriotismo proposto por Frank Sherman Land.
FOTO: Alberto Mansur no http://blogdamaconaria.blogspot.com.br/2012/07/ordem-demolay-de-luto-alberto-mansur.html#.V9gqsFsrKM8
Em 18 de outubro de 2008, o irmão Dorivan Antônio Duarte, então Venerável Mestre da Loja Maçônica José Marcelino da Silva, reuniu-se com sua diretoria com o intuito de trazer a Ordem DeMolay para Catalão, Goiás. Nesta mesma data é formado o primeiro Conselho Consultivo do Capitulo denominado: Capítulo Cavaleiros de Atenas de Catalão, tendo como presidente do referido conselho o irmão Claudio Toscano de Lima, auxiliado pelos consultores Rosembergue Moreira Macedo e Anderson José Roque. A partir dessa data, inicia-se então o processo para o recrutamento de jovens para a fundação da Ordem. Finalmente no dia 7 de fevereiro de 2009, a Ordem DeMolay é iniciada em Catalão, Goiás, com 31 jovens. Desde então, o Capítulo Cavaleiros de Atenas de Catalão vem desenvolvendo seus trabalhos com muita dedicação e sempre iniciando novos jovens. Atualmente o Conselho Consultivo é presidido pelo irmão Seme Salomão, auxiliado pela Sra. Maysa Pires Ferreira, presidente atual do Clube de Mães (entidade que auxilia diretamente a Ordem DeMolay no cumprimento de seus trabalhos).
A Ordem DeMolay está presente em mais de 20 países com aproximadamente 8 milhões de membros ativos. Devido a excelência dos seus trabalhos, a Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas – ONU – como organização não governamental de suma importância, pois trabalha alicerçada na máxima de que se educando o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.
FOTOS: Apresentação Capítulo Cavaleiros de Atenas de Catalão no Desfile Cívico aos 147 anos da Emancipação Politica do Catalão.
Veja fotos da última Feijoada Ordem DeMolay – Capítulo Cavaleiros de Atenas de Catalão pelo link: http://www.maysabrao.com.br/galeria/feijoada-ordem-demolay-capitulo-cavaleiros-de-atenas-de-catalao/
Fonte: http://demolay.org.br/o-que-e-a-ordem-demolay/
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_DeMolay
Fonte: Irmão Claudio Toscano de Lima
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: