O casal de festeiros da 106ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário do Catalão – José Avelino de Almeida e Ignês Fernandes de Almeida
Casada com Orlando Natívio de Almeida, mãe de José Avelino de Almeida, Mario de Almeida, Maria Inês de Almeida, Doralice de Almeida, Marcos de Almeida, Dorane de Almeida e Orlando de Almeida Junior, dona Ignês Fernandes de Almeida foi a festeira do ano de 1982. Ao lado do filho José Avelino de Almeida, a matriarca da família Almeida além de realizar uma belíssima festa marcada na lembrança de muitos catalanos, ainda realizou o sonho de estar à frente da 106ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão.
Devota de Nossa Senhora do Rosário, dona Ignês herdou esse amor de berço, uma vez que era filha do senhor Teodoro que também, pelas fotografias existentes, dançava congo desde o principio como devoção. Festeira na década de 80, o rancho que era feito com palha de coqueiro pelos integrantes do grupo da congada com a ajuda do festeiro, pegou fogo. Familiares contam que dona Ignês ajoelhou no meio do Largo enfrente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e pediu que a Santa a ajudasse, na mesma hora começou a chover e a água da chuva apagou o fogo. Com isso, a festa seguiu normalmente.
O filho José Avelino, na época era casado com Ceila e pai de Vanessa e Toni. Alegre, brincalhão e comunicativo José Avelino participou de outras comissões e estava sempre rodeado de amigos.
FOTO: O senhor na frente da bandeira é o Teodoro
É preciso registrar que a tradição em se fazer aquele tipo de “ranchão” acabou na década de 90. A justificativa para o fim foi justamente a segurança, uma vez que, a palha poderia pegar fogo facilmente, como aconteceu algumas vezes.
Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.
FOTOS: Arquivo pessoal dos festeiros.
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994