O casal de festeiros da 105ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário do Catalão – Jorge Primo e Helda Persicano Primo
Filho de Antônio Elias Primo e Maria Jorge Farjalla, o fundador do Guaraná Amazonas, Jorge Elias Primo junto a sua filha Helda Persicano Primo foram os festeiros da 105ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão.
A filha Hilma das Graças Primo, a Didi, conta que, o pai sempre amou a Festa do Rosário, algo hereditário na família. “Certa vez, meu pai ficou seriamente doente e minha avó Maria fez promessa a Nossa Senhora do Rosário que se curado, ela iria fazer os balõezinhos para a procissão da bandeira.
Assim foi por mais de 70 anos, pois meu avô Antônio morreu e meu pai deu continuidade sendo o mordomo do mastro e minha mãe confeccionando os balões”.
A festa daquele ano de 1981 foi marcada por fortes chuvas, inclusive, uma delas levou o telhado do ranchão que foi refeito para continuidade da festa.
Jorge Primo foi mordomo do mastro de 1972 a 1997 ano em que pressentiu sua morte dizendo que aquela seria sua ultima festa. A tradição dos balõezinhos para a procissão dos mastros, que acontece no segundo sábado da festa, poucas vezes foi repetida desde a morte do empresário.
Da casa de Jorge Primo saía a bandeira de Nossa Senhora do Rosário acompanhada de fiéis com os balões e dos ternos em direção à capela.
Passado alguns anos, desde 2003 que, o mordomo do mastro é o empresário Dorivan Duarte.
FOTO: Moçambique, Reinado, Guarda da Coroa e festeiros
FOTO: A bandeira que foi mastro da família Primo por quase sete décadas e a imagem de Nossa Senhora do Rosário que o empresário doou para a Igreja
FOTO: Jorge Primo e Helda Persicano Primo
FOTO: Terno de Congo do Prego na porta da residência dos festeiros de 1981
Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.
FOTOS: Arquivo pessoal dos festeiros.
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994