Município de Silvânia encerra o Circuito das Cavalhadas 2024

Apresentação será neste sábado (09/11), no Estádio João Caixeta, com a encenação de um dos mais belos espetáculos a céu aberto

A Prefeitura Municipal de Silvânia realiza neste sábado (09/11), o encerramento da temporada 2024 do Circuito das Cavalhadas com a tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos. O evento acontece no Estádio João Caixeta, a partir das 16h, e marca o desfecho de um trabalho iniciado em 2022, com ações de educação patrimonial em escolas locais para fortalecer e valorizar a memória cultural da cidade.

Para esta primeira edição em Silvânia, a apresentação contará com o apoio dos cavaleiros de Luziânia, cidade que também resgatou a tradição das Cavalhadas em 2023, enriquecendo ainda mais a experiência com a união de municípios que celebram essa manifestação histórica.

O Circuito das Cavalhadas é uma das principais expressões culturais de Goiás. Com um investimento de R$ 4 milhões, o Governo de Goiás apoiou a realização do circuito em 15 municípios, cobrindo infraestrutura, segurança e ornamentação. Este esforço permitiu que mais de 250 mil pessoas participassem das festividades pelo Estado.

Herança cultural

As Cavalhadas são uma representação inspirada nos torneios medievais que recriam batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho), inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”. Esse rito simbólico remonta ao século XVII no Brasil, especialmente em regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde geralmente ocorre durante a festa do Divino Espírito Santo. Ao final das batalhas, os cristãos vencem, e os mouros se convertem ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são celebradas há mais de 200 anos, mantendo viva a fé, a cultura e o patrimônio imaterial goiano, ao mesmo tempo que impulsionam o turismo e a economia das cidades anfitriãs. A festa oferece uma oportunidade única para o público se reconectar com as raízes culturais do estado e vivenciar o simbolismo e a grandiosidade dessa tradição centenária.