Mostra ABD Cine Goiás homenageia Fifi Cunha

A 17º Mostra ABD Cine Goiás, que faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), homenageia, neste ano, a produtora cultural Fifi Cunha. Ela empresta o seu nome à premiação da mostra, que nesta edição selecionou 13 filmes para exibição na 21º edição do festival.

Fifi Cunha foi assistente de coordenação de produção da primeira e terceira edições do Fica, na cidade de Goiás, em 1999 e 2001, respectivamente; co-fundadora da Goiânia Mostra Curtas; produtora executiva do projeto para o CD Família Kriya – Som, Alimento, Movimento, em setembro de 2000; e assistente de produção do longa-metragem “Uma Vida em Segredo”, da diretora Suzana Amaral, rodado em Pirenópolis.

Fifi também ocupou o cargo de 1ª Secretária da ABD-GO – Associação Brasileira de Documentaristas, no biênio 2002/ 2004 e foi produtora executiva do projeto da Fazenda Freudiana de Goiânia, Psicanálise e Comunicação e do documentário O Caso Mateucci. A produtora morreu em 2004.

A 17ª Mostra ABD recebeu inscrições de 82 curtas goianos, nos gêneros de ficção, animação, documentais e experimentais. Os trabalhos selecionados foram divulgados na terça (03/11), pelo secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, em vídeo publicado no canal do Youtube da pasta, e já estão disponíveis no site www.fica.go.gov.br.

O Fica 2020 será realizado de 16 a 21 de novembro, em edição totalmente virtual, em razão da pandemia de Covid-19. A Mostra ABD – Fifi Cunha irá distribuir, ao todo, R$ 47,5 mil em prêmios.  O diferencial deste ano, além do formato totalmente on-line, é que todos os curtas-metragens que foram selecionados para a mostra receberão uma taxa de seleção de R$ 2 mil.

Imagem: Card Prêmio Fifi Cunha/ Secult Goiás
Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – Governo de Goiás