“Minas Gerais, a potência cultural brasileira”
Minas Gerais é a potência cultural brasileira. Assim o estado é descrito em artigo da TravelPulse, um dos maiores portais de notícia sobre turismo do mundo. Na versão americana da revista digital, Belo Horizonte e Ouro Preto são retratadas como “duas preciosidades sul-americanas”, título que sustentam pela combinação única de hospitalidade, diversidade culinária e encontros culturais que não se encontram em nenhum outro lugar.
A publicação recomenda aos americanos começarem a viagem por Belo Horizonte, roteiro facilitado pelo voo sem escalas da Azul que liga o Aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, ao Aeroporto de Confins. Naturalmente, esta não é a única ou principal razão para conhecer a capital mineira, dotada de “largas avenidas com imponente arquitetura neoclássica, parques, bairros verdejantes e uma qualidade de vida segura e admirável para moradores e visitantes”, nas palavras do jornalista americano Greg Custer, que assina a matéria.
Três atrativos de Belo Horizonte são classificados como imperdíveis em todo o cenário da América do Sul: a cena de bares com música ao vivo; o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, que detém o título de Patrimônio Mundial da Unesco; e o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, localizado em Brumadinho, a apenas 1h20 da capital.
O jornalista se mostrou encantado com os botecos de BH, onde são servidos petiscos tradicionais e cerveja gelada, acompanhados da boa música local, além de jazz, pop e rock. O legado do compositor e astro mundial Milton Nascimento mereceu destaque, com menção ao Bar do Museu “Clube da Esquina”, que celebra a trajetória e influência do grupo mineiro na música brasileira.
Na região da Pampulha, o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer chamou atenção com seus prédios modernistas curvos de cimento armado, dispostos em torno do lago artificial, e que acabou se tornando um próspero centro cultural e recreativo para a população. Já o Inhotim, com sua extensa coleção de arte contemporânea de artistas brasileiros e internacionais, foi descrito como “o mais exclusivo conjunto de arte e jardim botânico da América do Sul”.
Divulgação de Minas é fruto de Press Trip
O jornalista da TravelPulse esteve em Minas Gerais entre 23 e 29 de junho, juntamente com outros quatro repórteres especializados em turismo dos veículos Global Traveler, Elle, Fodors e Livid Magazine. A viagem foi uma press trip organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria Estado de Cultura e Turismo, e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Além dos encantos da capital, os jornalistas conheceram as cidades de Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto. Em Tiradentes, visitaram o hotel colonial, passearam pelas ruelas, igrejas e museus barrocos. A Igreja Matriz de Santo Antônio – o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes – e a Serra de São José arrancaram suspiros. No vilarejo de Bichinho, a 7km do centro histórico, os artesãos foram entrevistados, estimulados a contarem suas histórias e apresentarem seus produtos.
No município de Congonhas, a press trip passou pelo Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, declarado Patrimônio Mundial da Unesco, e pelo conjunto de esculturas de Aleijadinho conhecido como “Os Doze Profetas”. Já em Ouro Preto, a feira de artesanato de pedra sabão e as pedras preciosas chamaram atenção. Da Cozinha Mineira fez-se um capítulo à parte. Jiló, geleias de frutas, queijos, galinha d`angola e vinhos de procedência mineira deliciaram os jornalistas durante toda a estadia.
As press trips são ferramentas essenciais para conectar comunicadores estrangeiros a Minas Gerais. Por meio delas, turistas estrangeiros têm a oportunidade de aprender sobre o estado em seu idioma nativo, facilitando a escolha de Minas como destino para próximas viagens, o que impulsiona a geração de emprego e renda da economia da criatividade.
Fonte: Travel Pulse (em inglês)
Fotos: Pedro Vilela