Maria Bonita, a Rainha do Cangaço e esposa de Lampião

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Paulo Afonso, 8 de março de 1911 — 28 de julho de 1938) companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.

Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso , na época município Gloria, na Bahia.

Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido também como o “Rei do Cangaço”.

Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos.

Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como “volante”). Foi degolada ainda viva, assim como Lampião, porém este já morto, e outros nove cangaceiros.

1886lampiao4g

Em 2006 a Prefeitura de Paulo Afonso restaurou a casa de infância de Maria Bonita, instalando o Museu Casa de Maria Bonita no local.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Bonita

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:

iFUTURA 

Endereço: Av. Raulina F Paschoal, 2190, Catalão – GO, 75701-480

Telefone:(64) 3442-3172

banner face estetica