Lançamento do livro sobre a presença africana em Minas Gerais no século XVIII
O Arquivo Público Mineiro promoverá uma noite de autógrafos com o autor Moacir Rodrigo de Castro Maia, no dia 02 de março, quinta-feira, às 19H00.
O livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais” no século XVIII foi vencedor do prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019 e revela história inédita. A saga de um grupo de africanos vindo de um importante reino do golfo do Benim que foi conquistado, tendo parte do seu povo escravizada e enviada para Minas Gerais.
O historiador acompanha os indivíduos e esse grupo, originário do litoral, na luta pela reconstrução de suas vidas nas montanhas mineiras. E traz importante descoberta: a origem dos courás na África. Esse termo africano, traduzido para a língua portuguesa, era até então desconhecido. Uma impressionante história então se reconecta, em Minas e na África de onde partiram.
O historiador Aldair Rodrigues, professor do departamento de História da Unicamp, enfatiza a importância do livro:
“Apoiado em vasta pesquisa conduzida nos arquivos coloniais, Moacir Maia renova a forma de compreendermos a história da experiência africana no Brasil ao analisar a diáspora dos povos courá dentro de uma moldura que abrange o litoral do golfo do Benim e o interior da América portuguesa. O autor joga luz sobre trajetórias vividas entre a escravidão e a liberdade, mostrando com muita sensibilidade as redes de solidariedade e as estratégias de resistência que os couranos desenvolveram por meio do batismo cristão, dos cultos voduns e da entrada nas irmandades católicas negras. Para além da tragédia do tráfico, emergem desta obra homens e mulheres com nomes, rostos, histórias e identidades construídas entre a África e Minas Gerais.”
Sobre o autor:
Moacir Maia nasceu em Mariana (MG). É historiador e doutor em História Social pela UFRJ. Coordena projetos de preservação, digitalização e universalização de fontes históricas no Brasil e no exterior, com enfoque na diáspora africana em Minas Gerais. É pesquisador associado ao NPHED/ Cedeplar/ UFMG.
Sobre o evento:
O evento contará com uma mesa redonda que será mediada por Renato Venâncio (UFMG) e terá como debatedora Aida Anacleto (Neabi/UFOP). O evento também terá a presença da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (BIOS).
Quando: 02 de março (quinta-feira)
Horário: 19H00
Onde: Arquivo Público Mineiro | Av. João Pinheiro, 372, Belo Horizonte – MG
Entrada franca, mas sujeita a lotação.
Informações complementares:
Historiador desvenda origem de povo escravizado na mineração de ouro e diamante no Brasil https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62443624