Índice de atividades turísticas em Minas Gerais é superior à média nacional
Pesquisa feita pelo IBGE também aponta crescimento contínuo na arrecadação de receita
Minas Gerais mantém posição de destaque no cenário turístico nacional. Dados do balanço mais recente do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) mostram que o estado apresentou variação da receita nominal de 61,3% no primeiro bimestre de 2022, em relação ao período exatamente igual de 2021. A média brasileira, por sua vez, teve variação de faturamento de 39,4%.
O estado também teve sólidos resultados em relação ao volume de atividades turísticas (receita bruta deflacionada). O 1º bimestre de 2022 teve uma variação de 55,8% em relação ao 1º bimestre de 2021. Na análise geral do país, o índice de atividades turísticas apresentou variação de 29,0% no comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 e 2021.
Para o secretário de estado de Cultua e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, os resultados expressivos refletem as diversas ações de retomada das atividades turísticas, no contexto de pós-pandemia. Para o titular da Secult, Minas possui uma série de atrativos para receber os turistas e movimentar o setor, fomentando, assim, a geração de emprego e renda.
“Nossa mineiridade, a cozinha mineira e o turismo cultural, que é responsável por grande parte das atividades turísticas no estado, são atrativos que tornam o Destino Minas Gerais um dos roteiros mais procurados no país. O aumento expressivo, e constante, das atividades do setor reafirma nosso lugar de destaque e a busca cada vez maior pela diversidade turística e cultural desse território”, destaca.
O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) é obtido por meio do agrupamento de classes agregadas (compostas por atividades econômicas dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE). São elas: Agências de viagens e operadoras turísticas; Alojamento e alimentação; Locação de automóveis sem condutor; Serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer; e Transportes turísticos.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Imagem: Xará