Guarda Civil participa do esquema de segurança na passagem da Tocha Olímpica
O comando operacional da Guarda Civil Metropolitana (GCM) participou de reunião juntamente com os órgãos que farão parte da passagem da Tocha Olímpica por Goiânia. O encontro definiu as atribuições de cada órgão, entre eles a Guarda.
Um dos objetivos da corporação será promover a segurança de todos os integrantes (membros, organizadores, atletas, comitiva e público em geral), além de
– se necessário – dar suporte à Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) no desvio de trânsito local.
Para o comandante operacional Inspetor Emivaldo Gonçalves, com o trajeto já preestabelecido fica mais fácil delegar as ordens aos agentes de segurança. “Será um percurso de 20 km e haverá revezamento entre 97 condutores, desta forma priorizaremos a segurança de todos os envolvidos”.
A GCM irá realizar a segurança de forma ostensiva e preventiva em todo o percurso bem como nos locais considerados pontos fundamentais para realização do evento (ponto inicial, pontos de parada e ponto final). Para isso estarão envolvidos cerca de 350 guardas civis que serão orientados por subcomandos já pré-estabelecidos que estarão usando o uniforme operacional completo com tonfa (cacetete), algema e armamento para aqueles que estão legalmente habilitados.
O controle de trânsito e interdições ficará a cargo da SMT e do Batalhão de Trânsito (PM), porém a Guarda Civil Metropolitana, a cargo do comandante da área, poderá designar equipes de apoio à SMT em bloqueios definidos pela secretaria.
Luiz Galvão da editoria de Segurança – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: José Eduardo
FONTE: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=10136&fn=true