Governo recebe propostas para contração de empresa para construir monumento em homenagem às vítimas de Brumadinho
Até a próxima sexta-feira (26), o Governo de Minas recebe propostas de empresas especializadas nas áreas de engenharia ou arquitetura para construção do monumento em memória às 272 vítimas do rompimento da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. A obra, intitulada “Bruma Leve”, do arquiteto Daniel Rodrigues, será instalada na frente do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
A entrega dos envelopes de habilitação e proposta deverá ser feita até às 13h50, na Gerência de Licitação Contratos e Convênios do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). No mesmo dia, às 14h, os envelopes serão abertos.
A contratação será feita por meio de licitação na modalidade “convite”, tipo “menor preço”, com execução sob regime de empreitada por preço global. A empresa selecionada prestará serviços técnicos de levantamento cadastral, levantamento topográfico, elaboração de projetos executivos de arquitetura e seus complementares e elaboração de planilha orçamentária, procedimentos necessários à execução da obra.
A construção do monumento foi anunciada pelo governador Romeu Zema em janeiro de 2022. O objetivo é eternizar, na sede do Poder Executivo estadual, uma homenagem às pessoas que perderam a vida na tragédia. Além disso, a escultura pretende reforçar às autoridades do Estado a necessidade de trabalhar para que desastres desta magnitude nunca mais se repitam em Minas Gerais.
Sobre a obra
O monumento “Bruma Leve” será composto por 272 peças lineares de tamanhos variados – a mais alta com 2,72 metros –, posicionadas uma ao lado da outra. Elas terão a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia.
Os perfis representam ainda as montanhas da região e expressam a fluidez e a leveza da bruma quando passa pela cidade. As peças serão na cor vermelha, que remete à dor, mas também ao amor, coragem e força, e receberão placas com os nomes das vítimas.
Segundo o autor, Daniel Rodrigues, a inspiração para o nome do monumento veio do significado do nome do município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e dos versos da canção Anunciação, de Alceu Valença.
Serviço
Gerência de Licitação Contratos e Convênios do Iepha: Praça da Liberdade, 470, 4º andar, Funcionários – Belo Horizonte
Telefone: (31) 3235-2823
E-mail: licitacao@iepha.mg.gov.br
Edital e anexos: aqui