Governo realiza 4º Encontro Setorial do Turismo de Minas Gerais nesta segunda (5)
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) realizou, nesta segunda-feira (5), o 4º Encontro Setorial do Turismo, que tem por objetivo escutar todo o trade turístico, discutir propostas e fortalecer o setor. Nesta edição, a reunião contou com a presença da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA-MG), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Minas Gerais (SINDHOTEIS) e Federação de Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (FETHEMG), além de técnicos da pasta de Turismo da Secult. O encontro aconteceu às 14h na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Para o subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, as reuniões reforçam o compromisso do Governo de Minas em caminhar em parceria com o setor. “O encontro é fundamental para alinhamento das ações de promoção e desenvolvimento do Turismo em Minas Gerais. É uma importante oportunidade para o desenvolvimento da política estadual do turismo, além de propiciar o diálogo e a escuta e promover a aproximação entre os setores”, afirmou.
Encontros anteriores
A Secult já promoveu outros três Encontros Setoriais do Turismo. O primeiro, realizado no dia 11 de maio, contou com 41 representantes dos circuitos turísticos, incluindo presidentes das IGRs, gestores, secretários municipais e prefeitos, estando representadas 28 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do estado.
“A realização dessas reuniões presenciais é muito importante. Além das trocas que acontecem em momentos de intervalo, nós gestores temos a oportunidade de discutir mais efetivamente todo o trabalho que está sendo realizado”, disse Cecília Galvão Fonseca, que esteve presente representando as IGRs Terras Altas do Mantiqueira e Trilha dos Bandeirantes.
O segundo encontro ocorreu no dia 22 de maio. Neste, participaram 21 agências e receptivos do estado, além do presidente e do vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), Peter Mangabeira e Alexandre Brandão, respectivamente. Na ocasião, o subsecretário Sérgio de Paula apresentou os programas e ações prioritários da pasta para 2023 e próximos anos. Os presentes tiveram a oportunidade de discutir sobre os principais gargalos para o apoio à comercialização e estruturação de produtos turísticos no estado.
O presidente da Abav-MG, Peter Mangabeira, disse que a iniciativa evidencia a preocupação do Governo com o setor. “Tivemos participantes de alguns destinos de Minas que nos relataram as suas dificuldades e necessidades, que certamente são de outras localidades também. Foi um momento de aproximação, interação e compartilhamento de ideias. O turismo é de grande relevância para o mundo e em Minas não seria diferente”, declarou.
A terceira reunião aconteceu dia 31 de maio e contou com gestores territoriais e membros da diretoria executiva da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do estado. O momento serviu para debater temas relevantes para as 10 regiões que estiveram representadas, entre as treze que compõem a Rede.
O Presidente da Rede e secretário de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, ressaltou o ineditismo da ação realizada pela Secult. “Nunca antes tivemos essa aproximação tão assertiva, feita para trazer e debater políticas públicas para as áreas de Cultura e Turismo. É um processo de escuta extremamente importante que a Secult tem feito com diversas entidades e a Rede de Gestores é uma delas”, afirmou.
O subsecretário Sérgio de Paula aproveitou a oportunidade para destacar a importância do Turismo para a recuperação da economia do estado. “O crescimento do setor em Minas foi o dobro do crescimento do PIB nacional e foi fundamental para que o PIB mineiro tivesse a maior participação dos últimos 20 anos no PIB Nacional, que foi de 10%. Minas Gerais é hoje o segundo maior destino turístico do país, com crescimento acima da média nacional, reforçando a importância do setor para a economia do estado. Esses resultados são fruto de muito trabalho realizado em parceria com o trade turístico”, afirmou.
Fotos: Secult/Divulgação