Governo de Minas realiza Seminário de Segurança e Turismo em São João del-Rei

O crescimento da atividade turística em Minas Gerais tem conquistado projeção nacional nos últimos anos e parte essencial desse movimento é o investimento em segurança. A fim de contribuir para a capacitação de gestores, policiais, estudantes e membros do trade turístico, acontecerá, no dia 16, o primeiro Seminário de Segurança e Turismo em São João del-Rei com programação centrada em palestras e debates.

A iniciativa é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). São João del Rei é um dos 61 municípios que integram a Décima Terceira Região da Polícia Militar de Minas Gerais (13ª RPM-MG), e, ao lado de Tiradentes, Congonhas e Prados, se destaca dentre os destinos turísticos mineiros, em razão dos seus patrimônios históricos, da cozinha mineira, além dos atrativos naturais e da diversidade da cultura local.

Uma das propostas do evento é avaliar e verificar como têm sido realizadas atividades que aliam turismo e segurança, já colocadas em prática, a fim de garantir que elas sejam aperfeiçoadas em prol de uma experiência cada vez melhor para os turistas. Na ocasião também será lançada a Rede Integrada de Proteção ao Turismo.

O subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior pontua que o Seminário ressaltará a necessidade de uma articulação cada vez mais integrada entre a Polícia Militar de Minas Gerais, os gestores, os empresários e toda a comunidade dos municípios para a concretização de ações efetivas para promover o desenvolvimento da região, a partir do turismo e da cultura, oferecendo atrativos e segurança para os visitantes.

“É fundamental discutirmos as estratégias de segurança para a expansão do turismo, o que já vem sendo feito e também os pontos a serem melhorados, porque o resultado disso é mais benefício para os municípios, melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e uma experiência cada vez melhor para os turistas, que, assim, são motivados a retornar. O turismo é capaz de estimular o desenvolvimento econômico e social, criando mais oportunidades de emprego e geração de renda. Então, alinhar essas perspectivas e propostas será um dos principais objetivos desse encontro”, ressalta o subsecretário.

A abertura será realizada a partir das 8h30, no Teatro Municipal de São João del-Rei, com a presença do Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães e do Subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior. O promotor de Justiça, Marcelo de Azevedo Maffra, que está à frente da Coordenadoria Estadual de Defesa do
Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em seguida, realizará, às 10h, a palestra “Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural”.

A discussão sobre segurança e patrimônio terá continuidade com o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (CAOCRIM). Ele ministrará, às 11h, a palestra “Crimes contra o patrimônio histórico e cultural”.

Os encontros, a partir das 13h30, serão sediados no Centro Universitário Presidente Tancredo De Almeida Neves – Uniptan. Divididos em quatro salas, os diálogos oferecerão a oportunidade de troca de experiências e informações. Na sala um, após a palestra “Inventário de proteção, furtos e recuperação de bens culturais”, a ser realizada pelo pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Olinto Rodrigues dos Santos Filho, o Tenente Esdras José da Silva vai falar sobre os desafios e os resultados da implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo em Poços de Caldas.

Já na sala dois, a partir das 13h30, o sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e membro do Conselho Municipal de Turismo (ComTur) de São João del-Rei e Tiradentes, David Nascimento, abordará o tema “Turismo, identidade cultural e pertencimento: os riscos de depredação de cidades turísticas”. Na sequência, o coordenador do curso de Direito do Uniptan ampliará o debate com a explanação sobre “Patrimônio Público e seus aspectos legais para gestores públicos”.

Inscrições podem ser feitas aqui.

 

Confira abaixo a programação completa:

Programação – Manhã
Local: Teatro Municipal de São João Del-Rei (Rua José Gomide, S/N – Centro, São João del-Rei)

8h50 – Abertura

10h – Palestra: “Proteção Jurídica do Patrimônio” com o promotor de Justiça Marcelo Azevedo Maffra.

11 – Palestra: “Crimes contra o patrimônio histórico” com o promotor de Justiça Marcos Paulo Souza Miranda.

Programação – Tarde
Local: Centro Universitário Presidente Tancredo De Almeida Neves – Uniptan (Av. Dr. José Caetano de Carvalho, 2199 Jardim Central, São João del Rei)

SALA 1

13h30 – Palestra: “Inventário de proteção, furtos e recuperação de bens culturais” com o pesquisador do Iphan Olinto Rodrigues dos Santos Filho.

14h20 – Palestra: “Implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo em Poços de Caldas/MG. (Desafios e resultados)” com o 1º Ten PM Esdras José da Silva.

SALA 2

13h30 – Palestra: “Turismo, identidade cultural e pertencimento: os riscos de depredação de cidades turísticas” com o conselheiro municipal de Turismo de São João del-Rei e Tiradentes, David Nascimento.

14h20 – Palestra: “O Patrimônio Público e seus aspectos legais para gestores públicos” com o coordenador do curso de Direito do Uniptan, Jorge Heleno.

SALA 3

13h30 – Palestra: “Turismo e Pertencimento Local: a arte de receber bem o visitante com segurança” com a coordenadora e professora do curso Turismo e Hospitalidade do Senac, Betânia Nascimento Resende.

14h20 – Palestra: “Articulação das Políticas Públicas de turismo com a área de segurança pública” com o professor do IF Sudeste de Minas – Campus Barbacena, Fabiano Simeão.

SALA 4

13h30 – Palestra: “Rede de Proteção a Unidade de Conservação (UC): A Experiência da Serra da Calçada” com o Cel PM Juliano José Trant de Miranda e Cap PM Rafael R. de Carvalho Andrade.

14h20 – Palestra: “Aspectos Legais da Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural” com o assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei-MG, Ulisses Passareli.

AUDITÓRIO do UNIPTAN

15h50 – Palestra: “Rede Integrada de Proteção ao Turismo: promovendo a cultura, a segurança e o turismo em Minas Gerais” com o Maj PM Ronan Sassada da Silva.

Foto: Pedro Vilela