Frei Deusdet Borges de Castro – Um Frade Menor Franciscano que deu muito à comunidade catalana

Frei Deusdet, nascido em 1.945, ingressou na Ordem dos Frades Menores, na Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, fazendo seu Noviciado em 1.973, celebrando sua Profissão solene em 1.977, e Ordenação Sacerdotal, em 1.979.

Como Frade Menor Franciscano, frei Deusdet trabalhou nas cidades de Araguacema/TO, Cristalândia, Jataí e Quirinópolis; Goiânia, Pires do Rio, Catalão e Anápolis, na maioria das vezes como vigário paroquial e, atuando também, como guardião do Convento.

Ele dedicou-se muito às Emissoras de Rádio, no ofício de diretor: Cultura, em Catalão, e São Francisco, em Anápolis. Colaborou com a Província como Definidor Provincial, e foi administrador da Fazenda São Boaventura, noviciado franciscano, em Catalão.

Dele podemos guardar a imagem boa de uma pessoa simples, despojada e contente com a vida. No final de semana de julho, entre os dias 15 e 17 de julho de 2016, frei Deusdet estava em Catalão onde, no sábado, na Velha Matriz, presidiu a Santa Missa às 17h, e, também no sábado, presidiu a celebração de casamento de um jovem casal. E na madrugada do dia 17 de julho, frei Deusdet Borges de Castro viera a falecer, vitimado por um acidente de trânsito, na rodovia sentido Catalão – Anápolis, na altura próxima a Santa Cruz.

A lembrança que ele nos deixou foi de um final de semana feliz com a fraternidade dos Frades, em Catalão, com os amigos e paroquianos. Seus últimos serviços foram prestados à Fraternidade de Sant’Ana, em Anápolis, como vigário paroquial, e a Diocese de Anápolis.

Porém, o que mais chamava a atenção era sua capacidade de, em suas celebrações, se pôr à porta da Igreja e ficar acolhendo os paroquianos. E, com sua muito humana simplicidade, celebrar, numa liturgia simples, o Memorial do Senhor: Cristo que se doa a todas as pessoas na humildade do pão, na radicalidade da cruz, a na pobreza do presépio. Um Deus que nos amou tanto que veio morar conosco, era essa sua mensagem.

 

Frei Ronildo Arruda, ofm

 

FONTE: https://fradesfranciscanos.com.br