Exposição “Congada – Alegria em Três Ranchos”
Abertura: dia 17 de Setembro de 2019, 17h30 na Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia – Goiás.
“Exposição em Goiânia retrata festa da Congada em Três Ranchos – Goiás”
A Vila Cultural Cora Coralina inicia em 17 de setembro sua programação com a mostra de fotografia: “Congada – Alegria em Três Ranchos”, do artista paranaense Fernando Corrales. A exposição inédita vai até o dia 17 de outubro e seguirá para Três Ranchos – Goiás, em um evento que fará parte das comemorações do 66º aniversário da cidade.
A abertura da exposição contará com a presença do autor das obras e também da “Irmandade 13 de maio” de Goiânia, que fará a apresentação de um “Terno de Congada”. Outras ações acontecerão ao longo dos 30 dias da mostra, como o Bate Papo com o fotógrafo, visitas guiadas por ele e oficinas de artes realizadas pela Vila Cultural. Os organizadores do evento esperam um público de cerca de três mil visitantes ao longo dos 30 dias.
Nesta Individual, Corrales dividiu o acervo em dois módulos: a “Fase preto e branco – preparativos para a festa”, com oito fotos e a “Fase colorida – celebração”, com 33 fotos. Também faz parte da coleção vídeos e músicas que entrarão na cenografia em audiovisual. A obra completa e inédita soma mais de 500 fotos, 19 músicas e três vídeos registrados durante a festa religiosa da Congada dos anos de 2013 e 2014.
As imagens pré-selecionadas pelo artista e com seleção final e curadoria de Gilmar Camilo (Vila Cultural Cora Coralina), estarão ampliadas em vários formatos, impressão em papel Fine Art e cenário com caracterização do tema nas mesmas cores das roupas e acessórios usados pelos congadeiros. O projeto foi idealizado pela Jornalista Goiana Fernanda Ferreira, que vive em Curitiba.
A montagem posteriormente ficará sob os cuidados da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Três Ranchos, com o objetivo de tornar essa exposição itinerante por todo Brasil. O artista também irá contribuir com a comunidade, cedendo os direitos autorais de imagem para o uso exclusivo do município, com fins lucrativos para a comunidade ligada ao turismo e as festas da Congada, na produção e comercialização de objetos de decoração, acessórios, vestuários e etc.
Também será destaque a conservação da originalidade dos grupos de Três Ranchos, sendo este um dos mais tradicionais do Brasil. As oficinas durante a exposição e as visitas escolares também farão parte das atividades que contemplam todo o projeto da exposição.
Outras informações:
Sobre o artista e a obra:
Os visitantes encontrarão nessa seleção ampliada do artista, uma produção fotográfica realizada com lente de 50 milímetros, o que permite uma visão de enquadramento comparada ao o olho humano. Com isso, se fez necessário uma proximidade muito maior do objetivo das fotos, o que nos passa um realismo impressionante do evento e de seus participantes. Percebe-se que Fernando trabalha com o ajuste de câmeras e lentes, dentro do conceito fine art e suas fotos não sofrem manipulações em sua pós-edição, o que mostra o lado mais puro e autentico da captação.
Fernando Corrales nasceu em Ribeirão do Pinhal, interior do Paraná, mas muito jovem foi estudar em Curitiba. Começou seus primeiros cliques por hobbie no ano de 2006 e vem fazendo isso até hoje. Em seu currículo, ele soma mais 30 expedições e uma coleção particular de mais de 40 mil fotos. Ele é empresário e administrador por formação. Além de fotógrafo é musicista, talento que herdou do pai, violonista afinadíssimo. Fernando toca vários instrumentos, sendo o que ele mais gosta o violão e a guitarra. Outra grande paixão de Corrales é o futebol e seu clube do coração, ao qual faz parte da diretoria e foi um dos responsáveis pela ascensão do time e pela construção do estádio da Arena do Clube Atlético Paranaense.
Expedições Nacionais
2011 – Belém – PA, 2012 – Aparecida de São Manoel – SP, 2013 / 2014 – Três Ranchos – GO, 2013 – Guaraqueçaba – PR, 2014 – Brasília – DF, 2015 – Itamambuca – SP, 2015 – João Pessoa – PB, 2015 – Parque Nacional de Mamirauá – AM, 2016 – Expedição Rio Cristalino – MT, 2016 – Araranguá – SP, 2016 – Guararema – SP, 2016 – Serra do Cipó – MG, 2016 – Parque Nacional do Itatiaia – RJ e MG, 2016 – Expedição todo litoral do Ceará Leste – CE, 2016 – Expedição Pantanal – MT, 2017 – Delta do Parnaíba – PI, 2017 – Ilha Grande – RJ, 2017 – Parati – RJ, 2017 – Litoral Oeste de Ceará – CE, 2018 – Expedição Pantanal – MS, 2018 – Foz do Iguaçu – PR.
Expedições Internacionais
2014 e 2015 – Madrid, Barcelona, Toledo, Sevilla, Cádiz, Corrales, Málaga – Espanha, 2015 – Montanhas do Colorado – Colorado – E.U.A, 2016 – Litoral da Califórnia e Yosemite National Park – E.U.A, 2015 – Litoral do Uruguai, 2017 – Safari África do Sul – África, 2017 – Deserto do Atacama – Chile, 2019 – Namíbia – África.
Serviço:
O que: Exposição “Congada – Alegria em Três Ranchos” – Fotos, edição e prova do autor.
Quando: Abertura – Dia 17 de Setembro de 2019, 19h30.
Visitações públicas: De 18 de Setembro a 17 de Setembro das 09h00 às 17h00, de Segunda à Domingo.
Bate Papo com o artista: Dia 18 de Setembro de 2019, às 17horas, entre o fotógrafo e autor das obras Fernando Corrales, o professor da UFG e artista Glayson Arcanjo (projeto Congadas desenhantes), Valéria Eurípedes (Membro da Irmandade 13 de maio) e Vinícius Calaça (Capitão do Terno Catupé Rosário Santo de Três Ranchos/GO)
Visita Guiada pelo artista: Dia 19 de Setembro, das 15h às 17h.
Onde: Vila Cultural Cora Coralina, Rua 3 esq. c/ Avenida Tocantins, Centro, Goiânia, Goiás.
Ficha Técnica:
Curador – Vila Cultural Cora Coralina: Gilmar Camilo
Coordenadora do Educativo – Vila Cultural Cora Coralina: Cássia Nunes Caixeta
Produção Executiva: Fernanda Ferreira
Realização: Vinde Vinho
Apoio Institucional: Vila Cultural Cora Coralina, Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, Governo do Estado de Goiás.
Apoio Cultural: Prefeitura do Município de Três Ranchos, Secretaria de Turismo de Três Ranchos e Câmara Municipal de Três Ranchos.
Contatos:
Fernanda Ferreira
Assessora de Imprensa e Produtora Executiva
(41) 99161 2438
[email protected] ou [email protected]
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994