Evento “Na Mineiridade das trilhas do Vale do Rio Doce” reúne autoridades da região em Resplendor
A cidade de Resplendor, no Vale do Rio Doce, recebeu, nessa quarta (23/8), a segunda edição do evento “Na Mineiridade das trilhas do Vale do Rio Doce”, realizado pela Instância de Governança Regional (IGR) Trilhas do Rio Doce. O evento, que contou com a presença com representantes das 53 cidades que fazem parte do circuito turístico, teve apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e Sebrae-MG.
Seu principal objetivo é reforçar a mineiridade do território do Vale do Rio Doce, tendo como norteador o alinhamento com regionalização do turismo, construindo assim um ambiente onde o poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade integrem uns com os outros na atuação conjunta entre os municípios, em benefício para o turismo.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo foi representada no encontro pelo Superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia, Petterson Tonini, que destacou em sua fala a importância dos programas que já estão sendo executados pela pasta, como “Mais Turistas” e “Minas Criativa”, para o desenvolvimento do turismo das cidades. Além disso, o superintendente falou sobre as vantagens que a regionalização pode trazer para o turismo do Estado.
“A IGR Trilhas do Rio Doce vem desenvolvendo um importante papel. A regionalização do turismo é fundamental e sem a sua realização não conseguimos capilaridade”, disse Petterson Tonini.
O evento também contou com apresentação do grupo de dança pomerana, do Município de Itueta, Pomerisch Dansgrup Fon Minas; a entrega dos Certificados do Mapa de Turismo Brasil para Prefeitos e Secretários de Turismo; as palestras “O que uma cidade precisa ter para o turismo acontecer?, com o turismólogo Cristiano Lopes; “Empreender no Turismo”, com o empreendedor local José Resende de Mato; a apresentação do aplicativo de turismo Guia Brasil e outras atividades.
Foto: Leo Bicalho