Covid-19: Com 100% dos leitos de UTI ocupados em Catalão, município adota novas medidas restritivas na cidade
A exemplo do que vive o mundo e a maior parte dos estados brasileiros, cresce aceleradamente também em Goias, o número de casos confirmados e óbitos em decorrência da covid-19. Catalão atingiu a capacidade máxima dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Medidas restritivas foram definidas e anunciadas pela Prefeitura numa coletiva de imprensa, nesta manhã. As novas regras que constarão em decreto, passam a valer já a partir de hoje (14). Terá fiscalização e estabelecimentos que descumprirem poderão ser interditados.
A decisão da Prefeitura por meio do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus é mais um ato oficial que tem como objetivo frear a doença e os impactos para a população catalana. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios. Ele explicou que a cidade atingiu a lotação máxima de UTI´s – tanto públicas como privadas – na noite desta quarta-feira (13). Todos os 37 leitos existentes no município, estão ocupados com pacientes em estado grave, infectados pelo novo coronavírus. Quanto aos leitos destinados às internações clínicas, são 60% ocupados neste momento na cidade.
Desta forma, pelos próximos 10 (dez) dias tudo deverá ser fechado em Catalão durante a noite e madrugada (entre 21 horas e 06 horas). A exceção é para unidades de saúde, postos de combustíveis (bombas de abastecimento), e estabelecimentos do ramo alimentício (que só poderão funcionar nesse período com serviço delivery). Eventos de toda natureza estão suspensos. As medidas serão fiscalizadas também pela Polícia Militar. Estabelecimentos que descumprirem as determinações serão interditados temporariamente.
Todos os detalhes estão sendo devidamente descritos em decreto que segue em confecção pela Procuradoria Geral do Município. O documento assinado pelo chefe do Poder Executivo, será publicado e divulgado ainda hoje no site oficial da Prefeitura de Catalão.
ASCOM – Prefeitura de Catalão