Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, lota ao receber sua primeira peça espírita
No domingo, 29 de setembro, o Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na Cidade de Goiás, recebeu o espetáculo “Bezerra de Menezes, o apóstolo do amor”. Promovido pela Feego – Federação Espírita do Estado de Goiás e tratou-se da primeira peça teatral espírita apresentada neste importante local, considerado o teatro mais antigo do Estado, inaugurado em 1857.
O espetáculo ocorreu em homenagem ao anivesário de nascimento de Allan Kardec, em 3 de outubro de 1804 e contou com direção de Sêmio Carlos; codireção de Ana Cárita e dramaturgia de Ênio Francisco.
A peça biográfica trata da vida e da obra de Bezerra de Menezes, um dos mais importantes nomes do Espiritismo no Brasil, tendo sido por duas vezes presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira, ainda no século XIX.
Conhecido como o “pai dos pobres”, Bezerra era médico, mas também foi eleito deputado pelo Partido Liberal, fundou uma empresa ferroviária e lutou pela causa abolicionista. Mas seu nome ficou conhecido nacionalmente pelos trabalhos realizados em prol da estruturação Espiritismo no país. Bezerra acreditava no ideal da unificação, ou seja, a união das instituições espíritas em torno de um mesmo ideal e com uma organização central; e que a fé espírita deveria atender não somente às causas morais e espirituais do indivíduo, mas também às causas sociais: seus esforços levaram as casas espíritas de todo o país a instaurar obras sociais como parte de suas atividades doutrinárias.
Jacqueline de Jesus Silva Fernandes, coordenadora regional da FEEGO e cerimonialista do evento, explicou que o momento foi importante por vários fatores: “Tratou-se da primeira apresentação espírita executada no Cine Teatro São Joaquim. A peça celebrou, dentre outros temas, a unificação do movimento espírita, tema muito promovido por Bezerra e que, para nós, tem um valor histórico especial, pois foi aqui na nossa cidade que o primeiro grupo espírita do Estado de Goiás foi fundado, em junho de 1921: o ‘Grupo Espírita Amigos dos Sofredores’, que funciona até hoje. Recebemos muito elogios e tivemos muitos expectadores, tanto daqui, quanto das cidades circunvizinhas. Foi realmente lindo ver o teatro lotado, com as pessoas emocionadas, onde até quem não era espírita aplaudiu de pé”.
Jaqueline ainda lembrou que a ocasião só foi possível graças à “corrente do bem” que os espíritas formaram. “Quando tivemos a ideia de trazer a peça, muitos entenderam a importância em auxiliar financeiramente a apresentação. Tanto amigos de longa data, quanto doadores desconhecidos, contribuíram com os custos. A equipe teatral apresentou-se gratuitamente e, assim, pudemos oferecer um espetáculo de alto nível, também gratuito, para toda a família”.
Para acompanhar as datas das próximas apresentações deste espetáculo e outros, basta acompanhar o canal da Feego no Instagram.