CHEIRO DE VITÓRIA NAS URNAS: REDES SOCIAIS DE ADIB ELIAS SÃO CINCO A SEIS VEZES MAIORES QUE AS DOS ADVERSÁRIOS E TÊM MAIS SEGUIDORES QUE TODOS OS DEMAIS CANDIDATOS A PREFEITO SOMADOS
Com a pandemia da Covid-19, redes sociais são o grande cartucho para quem é candidato e precisa fazer campanha para atrair os votos do eleitorado. Em Catalão, como não poderia deixar de ser diferente, os interessados no Palácio Pirapitinga também estão tentando divulgar os seus perfis e aumentar a penetração, mas não está sendo fácil. Com exceção de Adib Elias, que vai buscar a reeleição, os demais nomes Elder Galdino, Luciano Tampa, André Borges e Giovani Cortopassi são um fracasso em matéria de comunicação através das mídias online.
Perfeito ninguém é. Mas uma avaliação inicial coloca Adib Elias muito na frente de todos. Ele tem os perfis com maior número de seguidores, em alguns casos 5 a 6 vezes a mais que os outros. Um detalhe chama atenção: somando todos os seguidores dos demais candidatos, não se chega ao número de pessoas antenas nas contas de Adib. As fotos postadas (e os vídeos) impressionam por mostrar belas imagens de obras em Catalão e pelo número de lideranças declarando apoio. É gente demais que está chegando para o projeto da reeleição do atual prefeito do Podemos.
André Borges (PSL), Elder Galdino (MDB), Giovani Cortopassi (PDT) e Luciano Tampa (PL) estão empatados com o mesmo baixo número de seguidores, em torno de 1.500, enquanto Adib tem quase 8 mil. Tampa e Cortopassi têm perfis familiares, sem proposta política. Um deles, Cortopassi, chega a usar o Instagram não para fazer campanha, mas para promover a escola de natação da família. Tampa só coloca fotos da mulher e filhos, todos muito felizes, mas nada de política.
André Borges e Elder Galdino investem na pré-campanha, atirando para todo lado. Dá para notar que provocam poucos comentários, ao contrário de Adib, que é intensamente curtido e recebe muitas mensagens. Nenhum dos dois tem noção do que é rede social. Elder Galdino não tem medo de mostrar sua riqueza e como é de difícil acesso, com cards frios multicoloridos (até com o vermelho do PT), produzidos com exagero na forma. Tem até alguns vídeos com propostas, sentado e de lado, sugerindo preguiça e falta de dinamismo, sem olho no olho. André Borges enche a paciência dos internautas com vídeos repetitivos, mal iluminados e textos imensos em cards com letra pequena, que espantam a atenção e tratam de temas ideológicos que não dizem respeito à realidade de Catalão.
Algo nas redes sociais dos candidatos a prefeito de Catalão põe para pensar: o resultado das urnas tem tudo para ser o mesmo. Ou seja: Adib em primeiríssimo, com o restante da tropa lá atrás disputando a lanterninha.
FONTE: http://blogfolhadocomercio.com.br
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994