Centenas de pessoas participaram da Marcha da Luta Antimanicomial
Caminhada foi realizada pelo CAPS AD de Catalão
Centenas de pessoas da comunidade, profissionais da saúde e imprensa se reuniram na manhã dessa quarta-feira (16) em Catalão na Marcha da Luta Antimanicomial. A caminhada foi realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde – CAPS AD, que é o Centro de Atenção Psicossocial (Transtorno e AD) em parceria com a UFCAT (cursos de Enfermagem e Psicologia) e a Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
O objetivo foi promover uma conscientização em relação à saúde mental e lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado todos os anos em 18 de maio. O Dia de Luta é um movimento que surgiu em 1987 no II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental realizado na cidade de Bauru-SP, com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. A proposta era denunciar abusos e violações dos direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro destas instituições, bem como lutar pela redução progressiva dos hospitais psiquiátricos e propor a instalação de serviços substitutivos integrados à rede de atenção psicossocial, como por exemplo os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Desde então, o movimento Nacional de Luta Antimanicomial caminha buscando mudanças significativas no cenário da Atenção à Saúde Mental, tendo como foco principal questionar as ações de estigma e exclusão vivenciados por sujeitos com transtornos mentais em suas relações sociais e culturais.
Desta forma, os CAPS da cidade de Catalão, em parceria com a Universidade Federal de Catalão, convidaram a comunidade para comemorar as conquistas alcançadas nesses quase 20 anos de luta local, e firmar o compromisso com uma política de saúde mental que contemple a integralidade do sujeito e proponha um cuidado humanizado e voltado para inserção social.
O evento aconteceu das 07:30 horas às 11 horas da manhã em Catalão. A concentração saiu da Biblioteca Digital tendo como trajeto a Avenida Farid Miguel Safatle, Avenida José Marcelino e Avenida 20 de Agosto, e destino final na Praça Getúlio Vargas, onde foi realizado um SARAU CULTURAL.
SECOM – Prefeitura de Catalão