Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte é tema de exposição no Museu Mineiro
O Museu Mineiro inaugura na sexta-feira (17/12) a exposição temporária intitulada “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte: narrativas e trajetórias”. Organizada pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a equipe do Museu Mineiro, a exposição irá possibilitar uma “viagem no tempo”, dando aos visitantes a oportunidade de contemplar a história centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1921 até o presente.
A exposição pode ser visitada até o 13 de fevereiro de 2022, de terça a sexta-feira, das 12h às 19h, e sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. Serão três abordagens para apresentar a história da Igreja Particular de Belo Horizonte. A primeira será composta por painéis com fotos e textos que detalham o itinerário da Arquidiocese de Belo Horizonte desde a sua criação, no dia 11 de fevereiro de 1921, com registros das primeiras “comunidades de fé” da Nova Capital Mineira.
A história também será contada por meio das indumentárias que vestiram os quatro arcebispos metropolitanos nestes cem anos: dom Antônio dos Santos Cabral, que exerceu o governo pastoral da Arquidiocese de 1922 a 1967; dom João Resende Costa, de 1967 a 1986; dom Serafim Fernandes de Araújo, de 1986 a 2004; e dom Walmor Oliveira de Azevedo, atual arcebispo metropolitano desde 2004.
A terceira perspectiva narrativa será o mapa da Arquidiocese de Belo Horizonte, que mostra a área de abrangência da Igreja Particular com sede na Capital Mineira, integrando um território de aproximadamente 1500 “comunidades de fé” em 28 municípios.
O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Serviço:
Exposição temporária “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte: Narrativas e Trajetórias
Data: 17 de dezembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022
Horário: terça a sexta-feira, das 12h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h
Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro – Avenida João Pinheiro, 342 – Funcionários – BH/ MG
Entrada gratuita
Museu Mineiro
E-mail: museumineiro@secult.mg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/
Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/
Site: http://www.museumineiro.mg.gov.br/