Adib Elias, Ronaldo Caiado, Deputados Federais, representantes da Câmara de Catalão e autoridades compareceram ao evento.
Nesta última quinta-feira (03), Catalão recebeu em “casa”, essa movimentação extremamente importante, que simbolizou o início da colheita de soja no estado de Goiás: a abertura da Colheita Estadual da Soja.
A realização do Sindicato Rural de Catalão e APROSOJA GO reuniu sojicultores, parceiros estaduais, tendo presente o secretário Estadual da Agricultura, Tiago Freitas, Bartolomeu Braz, da FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, além de importantes lideranças políticas do município e estado, como: o prefeito de Catalão, Adib Elias, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, os deputados federais José Nelto, Delegado Waldir e Major Vitor Hugo.
O prefeito Adib Elias enalteceu a grandiosidade de Catalão no cenário nacional. “Endosso a fala do governador, mas acrescento que foi uma oportunidade única de mostrarmos Catalão e dizer que essa cidade é uma das mais importantes não somente do interior se Goiás; é uma das mais importantes cidades de todo o interior brasileiro. Se estamos entre os maiores do Agronegócio é exatamente porque aqui, o terceiro estado mineral do país [ nós somos a maior cidade mineral na produção de fosfato] o que alavanca a produção rural de todo Brasil. Uma oportunidade de demonstramos o que é Catalão e como ela está crescendo rapidamente e se tornando a grande cidade que tenho falado para todos “, pontuou o prefeito.
O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, destacou a grandiosidade da iniciativa: “Esse evento marca a história do Agro em Catalão, mostrando nossa força no cenário Estadual e nacional. Não à toa que empregamos 20% a 30% da mão de obra gerada no município de Catalão. Só temos a agradecer a todos que aceitaram nosso convite, aos 15 parceiros, em nome da Rifertil, nosso patrocinador oficial”, arrematou.
O simbolismo do início da colheita da soja foi o auge que reuniu autoridades e demais convidados presentes. No comando de uma colheitadeira de grãos, o governador Ronaldo Caiado, teve a companhia do secretário de Agricultura, Tiago Freitas, o presidente da APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja, Milho e outros grãos agrícolas do Estado de Goiás, Joel Ragagnin e o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, para dar a largada nessa gigantesca acolhida de safra.
Ronaldo Caiado destacou até mesmo a emoção pelo momento. “Sabemos a importância que tem uma boa colheita; significa recuperação, melhoria do estado, a renda distribuída, a riqueza chegando em todos os quadrantes do estado de Goiás. O reflexo de uma boa colheita é a consagração do trabalho de todos os produtores rurais, com eficiência, tecnologia, com todo gasto ; com a ajuda que tivemos em Goiás que nossos irmãos do Sul não tiveram, infelizmente, mas com apoio do período chuvoso correto”, e finalizou assertivamente:” Temos a previsão da maior safra da história de Goiás, acreditando demais na projeção de 30 milhões de toneladas (…) Uma dádiva de Deus nas dificuldades todas que o estado enfrentou e vindo agora uma supersafra para nós vai melhorar – e muito – a economia do setor rural, que alavanca os municípios e o próprio estado “.
Que a “chuva de grãos “registrada ao término do evento, represente um novo recorde para safra 2021/2022.
ASCOM – Prefeitura de Catalão