Catalão perde o ex-prefeito Paulo Hummel, aos 93 anos
A Família Blog da Maysa Abrão REGISTRA AQUI nossos sinceros, tristes e saudosos sentimentos à toda Família do nosso querido PH. (Apelido pelos famosos bloquetes PH, em meados da década de 1960). Nossa cidade hoje, 30 de Janeiro de 2020, perde um nobre homem e fica órfã de um grande filho. Mas, o ex-prefeito estará para Sempre guardado em nossas lembranças. Que Deus o receba de braços abertos e que conforte o coração de todos. Descanse em paz!
Paulo Hummel
“A retirada dos bloquetes para mim foi como arrancar um dente sem dar anestesia” Paulo Hummel
Em 1960 foi eleito prefeito de Catalão, Ozark Vieira Leite. Em 1964, Ozark foi cassado, assumindo Paulo Hummel, até 1965. A administração de Hummel foi marcada pelo calçamento com os conhecidos bloquetes. Naquela época, o progresso foi tão intenso que, virou crônica do médico Jamil Sebba.
“Catalão, 7 de julho de 1965
Bom dia para você prefeito de Catalão de 1965.
Ontem cumprimentamos os homens que sob a sua batuta constroem o calçamento e fazem a rede de esgoto da cidade; o sonho que acalentava há mais de 30 anos o povo catalano está, agora, vendo-o realizado graças ao seu dinamismo. Muita gente está sendo beneficiada pelo esgoto sanitário e pelo calçamento que pouco a pouco vai cobrindo as nossas ruas num ritmo até meio acelerado. Mas muita gente está achando ruim os benefícios que a cidade está recebendo – ou por atraso ou por economia. Mas meu amigo Paulo, esse mundo é assim mesmo. O calçamento amanheceu ontem com um grande letreiro que ninguém entendia – MEP. A princípio achei que já era o vereador Ênio Paschoal que já estava fazendo propaganda para o próximo pleito, aliás eu não achei, foi ele mesmo que me explicou – Movimento Ênio Paschoal. Mais adiante o locutor que está lendo essa crônica me explicou que MEP queria dizer: Mate Esse Prefeito!
Achei jocoso o dístico e estive pensando que esse desejo de te matar deve existir em quem, de fato, não quer ver Catalão andar porque para parar Catalão só mesmo te matando, e isso nós não vamos consentir. Paulo Hummel, você com sua marca está tornando o blokete conhecido com o nome PH. E o pH está tapando nossas tortuosas ruas, cobrindo a sua poeira, apagando a característica principal de nosso atraso, do nosso engatinhamento na senda do progresso que toda corruptela mal se antecipa e nela se envereda. Foram precisos cento e seis anos de idade para que os nossos dirigentes enxergassem que precisávamos calçamento e esgoto? Ou foi preciso que você tomasse posse da prefeitura para fazer isso?
Tem hora que a gente fica pensando, matutando as coisas, os problemas de Catalão e concluímos: “É preciso muita abnegação, muita vontade de trabalhar para um povo, para fazer isso que você está fazendo. E não se iluda meu amigo Paulo, que mal você saia da prefeitura vão surgir substitutos que achem que o calçamento não é primordial e que o esgoto sanitário não é tão indispensável.
Enfim são pontos de vista não é isso? O três de outubro já está pelas portas e nós teremos que escolher o prefeito, mas, vocês, que constituem aquilo que se chama em política de cúpula, é que têm que escolher os candidatos.
Portanto, senhor prefeito, já está na hora de você ir para a fábrica de pedras do calçamento, se você ainda estiver em casa. Restam-lhe poucos meses para você entregá-la para quem possa continuar fazendo-a funcionar. E nesse alvorecer de um novo dia de trabalho profícuo é que nós lhe desejamos um bom dia, um bom dia pra você”.
FOTO: De acordo com Sylvim Netto, do Blog Nosso Catalão, “A foto mostra a recém criada Guarda Mirim de Trânsito. Iniciativa do então prefeito Paulo Hummel (em 1964) a pequena corporação não possuía verba específica, posto que sua criação não havia sido referendada pela Câmara de Vereadores. Sendo assim, os pequenos vigilantes eram trajados e mantidos às custas da Primeira Dama. O comandante da corporação, de acordo com o ex- prefeito, fora enviado à capital do Estado onde permaneceu por 10 dias realizando estágio no órgão de trânsito local.
FOTO: Câmara de Vereadores de Catalão em 1959, ano do centenário da cidade. Da esquerda pra direita e de cima para baixo: Antônio, Onofre Matias, Geraldo Gentil Aires, Clarimundo Guilho, Geraldo Rocha, José Teodoro, Wander Pereira, Carlindo Gonçalves, João Paranhos, Afonso Carísio, Alcides Silva Pereira, Paulo Hummel, Nilo Margon, Zequinha da Miúda e Anísio Rosa.
Em 2009, os famosos bloquetes PH foram substituídos por pavimentação asfáltica. Naquela época, Paulo se emocionou ao lembrar com carinho dos primeiros bloquetes sendo colocados na rua do cinema em 1964 e falou sobre a retirada dos bloquetes das ruas de Catalão. “Desde os anos em que fui político aprendi á respeitar os direitos do cidadão, quem esta com o poder na mão têm o direito de fazer e não fazer, embora errado. E o povo me deu o direito de fazer, se hoje não os temos mais, respeito à maneira de pensar daquele que os tirou, apesar desta pessoa não ter pensado em momento algum na economia em se retirar algo que dura duzentos anos e colocar um asfalto que tem que ser reformado de dois em dois anos. Muitas cidades do Brasil gostariam de ter suas ruas com bloquetes porque isso é luxo, é sadio. O asfalto de fato é bonito, mas não dura e dizer que é por conta do esgoto isso é desculpa porque existe maquinário que faz esse trabalho com os bloquetes e é vergonhoso pois Catalão até hoje tem bueiros que fedem dentro da cidade. Fico pensando porque não pegam todo esse dinheiro que gastam com o asfalto e não investem em educação, saúde e tantas outras necessidades de nossa cidade? Então tirar os bloquetes e até mesmo sem me comunicar foi algo que me doeu demais. Foi tão ruim o que senti, é algo tão condenável em um homem que prefiro me calar”, finalizou Paulo Humell com lágrimas nos olhos.
Questionado sobre o progresso de Catalão nos anos 2000, o ex-prefeito disse que foi de água para vinho. Para ele o melhor prefeito que Catalão já teve em aspecto de visão, idealismo, respeito ao próximo e amor de verdade á sua cidade foi Jacy de Campos Netto. Mas, em matéria de obras feitas para a cidade, o ex-prefeito tira o chapéu para Adib Elias Junior.
FOTO: Trabalhadores da fábrica de Bloquetes inaugurada pelo ex-prefeito Paulo Hummel, em meados da década de 1960. Os bloquetes ali fabricados saiam com as iniciais PH (Paulo Hummel). A fábrica ficava em um terreno ao lado da antiga Clínica D. Bernardina, na esquina das ruas Dr. William e Cel Afonso Paranhos.
FOTO: De acordo com Paulo Hummel Jr. A foto refere-se à inauguração do Grupo Escolar José Eliseu Marques, na região da Custódia, um dos 13 construídos por Paulo Hummel na sua gestão. Além do Prefeito, estão presentes na foto os alunos da escola, a professora Júlia Leão, Maria do Rosário Aires (Delegada Regional do Ensino), José Cândido (dono da fazenda) e funcionários da Prefeitura (Domingos Borges, Ubiratan, Marilda e Vitalino).
FOTO: Inauguração do Grupo Escolar José Eliseu Marques, na região da Custódia.
FOTO: Primeiro grupo escolar em Pires Belos (Fazenda Bento Rodrigues de Paula)
FOTO: O goleiro Nego, campeão pelo CRAC em 1967, Silvio Salomão, Batel, Zique Abrão e o prefeito Paulo Hummel no Estádio Gernevino da Fonseca
FOTO: Sempre solidário
FOTO: Paulo Hummel e funcionários da prefeitura na fábrica de bloquetes
FOTO: Escola na `Praça Brasil Cavalcante (Praça do Pio) em 1964
Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.
FOTO CAPA: Créditos Patricia Castro – Presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, ano 2017 à 2020.
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994