Campo Alegre de Goiás – Projeto Música – Uma Nova realidade – Segunda Edição – em noite de apresentação impecável
Evento não divulgou convite ao público externo ao Projeto a fim de respeitar o momento pelo qual passa o país e os protocolos de saúde para a COVID-19
A iniciativa oferece cursos totalmente gratuitos de canto-coral, violão, guitarra e baixo a partir de 8 anos, congregando crianças, jovens, e adultos nesses momentos de aprendizagem musical.
A Casa da Cultura de Campo Alegre de Goiás, CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Programas Educacionais – recebeu aos alunos e equipe de educadores musicais na data de 13 de março, para assistirem a uma das apresentações previstas nesse grandioso Projeto inclusivo de responsabilidade social.
Rafael Milhomem, músico goiano, compositor e arranjador de renome internacional, apresentou – ao violão e guitarra – obras autorais e de compositores consagrados. Na reta final de sua pesquisa de mestrado que trata da Composição Polifônica para Cavaquinho Solo, cujo foco é desvendar a ‘fala’ do instrumento no ato de sua execução, como uma linguagem própria, o músico transborda conhecimento e didática para compartilhar um saber diferenciado nesse universo musical.
No sábado, 14, aconteceu a Oficina de Especializada, com objetivo didático de ampliar os conhecimentos dos alunos do Projeto perante o cenário musical. Milhomem trouxe esse foco de luz à toda instrumentação oferecida pelo projeto e compôs uma música que foi trabalhada especialmente nessa data e será agregada ao repertório do projeto.
“Tá na hora de tocar e de cantar” é o título da canção que abriu o mundo de possiblidades e criou um entrosamento perfeito para alunos aprenderem a usar materiais não-convencionais como colheres e lápis e tirar sons musicais com eles ao usá-los para friccionar e/ou percutir as cordas dos instrumentos musicais.
Essa diferente possibilidade de tocar é conhecida no meio musical como técnica estendida e foi empregada por Milhomem em sua nova obra como forma de encarar o fazer musical de uma maneira de divertida ou espécie de brincadeira, mas também como ferramenta para aprimoramento de técnicas convencionais como ligados, portamentos, escalas. Um verdadeiro espetáculo de conhecimento aplicado! “O concerto de encerramento do projeto trará esse resultado. Será uma grata e divertida surpresa”, finalizou o músico.
Os alunos do projeto aderiram imediatamente a essa brincadeira musical e estão aprendendo e desenvolvendo suas habilidades. “É o despertar para a janela que é a música e ver o mundo de maneira melhor, com a alma musical”, disse Rafael Milhomem e finaliza reforçando parte da letra – “(…) a música é alimento para a alma, vou me empanturrar (…)”.
Saiba mais sobre o Projeto nas redes sociais:
https://m.facebook.com/musicaumanovarealidade/?ref=bookmarks
E sobre Rafael Milhomem, visite www.rafaelmilhomem.com
São nomes dessa grandeza que fazem parte da equipe do Projeto Música – Uma Nova Realidade que tem o foco de responsabilidade social em Campo Alegre de Goiás, via Edital de Fomento à Dinamização de Espaços Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2018. Vale sempre conferir a agenda.
Serviço
Projeto Música – Uma Nova realidade – Segunda Edição
Aulas no CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Programas Educacionais – CEMEPE de Campo Alegre, na Av. Pres. Costa e Silva, 19 Bairro Santa Catarina – Campo Alegre de Goiás – GO, CEP 75795-000. Telefone para informações: (64) 3696-3002.
Deise Pasquarelli – MTB 01841
Assessoria de Imprensa no Projeto – 2020
Institucional março 2020
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994