Biblioteca Pública Estadual recebe seminário sobre políticas públicas para Cultura com representantes do Ministério da Cultura, artistas e especialistas em livro

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), abre as portas para o seminário “Cartografias Narrativas: as bibliotecas como espaço de convivência entre saberes e práticas da diversidade, cultura, educação e sustentabilidade”, organizado pelo Instituto Cultural AbraPalavra. As reuniões acontecem nos próximos dias 25, 26 e 27 (de terça a quinta), sempre às 19h, no Teatro José Aparecido de Oliveira, que fica dentro da biblioteca.

O evento conta com a presença do Diretor de Política Cultura Viva do MinC, João Paulo Pontes, e do Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Jéferson Assumção, além de outros convidados locais, como Cia Canta Contos, o ColetiVoz, o Sarau Somos Todos Surdos, a narradora Beatriz Myrrha e o Coletivo Iabás. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Estarão em pauta a importância das bibliotecas para construção de políticas públicas culturais, a relação das bibliotecas com suas comunidades, as bibliotecas no contexto da Política Cultura Viva e as experiências bem-sucedidas das práticas da bibliodiversidade, cultura, educação e sustentabilidade.

Programação
No dia 25 (terça-feira), após a abertura institucional com convidados e autoridades, o Diretor da Política Cultura Viva do MinC, João Paulo Pontes, apresentará o programa Cultura Viva e suas conexões para a criação de redes de fomento e difusão das bibliotecas como equipamentos culturais protagonistas, produtores e difusores de cultura e arte.

A conversa será mediada pelos diretores do Instituto AbraPalavra, Aline Cântia e Fernando Chagas. A primeira parte do dia 25 também vai apresentar a Política Nacional de Cultura Viva e seus desdobramentos para regulamentações das leis nos âmbitos municipal e estadual. Para encerrar o primeiro dia do Seminário, o Coletivo Iabás – formado por Madu Costa, Chica Reis e Magna Oliveira – fará uma roda de conversa sobre a biblioteca como espaço de diversidades e território de cultura viva e pulsante.

No dia 26 (quarta-feira), a noite será aberta pela intervenção literária “Todos Estão Surdos”, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa se encontram em histórias e poemas trazidos por artistas surdos e intérpretes de libras. Em seguida, a narradora de histórias e pesquisadora Beatriz Myrrha fará uma palestra sobre a Biblioteca como espaço de cultura, memória e educação, finalizando com o Coral dos Desafinados. Para o encerramento, na galeria de arte, o público receberá o ColetiVoz Sarau de Periferia, com poesias criadas, faladas, recitadas, cantadas e performadas enquanto símbolo de resistência e referência cultural da periferia da capital mineira.

No dia 27 (quinta-feira), o Diretor Nacional de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Jéferson Assumção, abordará os desafios e potências da atuação social das bibliotecas no cenário de reconstrução das políticas públicas culturais e do próprio Brasil. A fala de abertura será mediada pela diretora do Instituto Cultural AbraPalavra Aline Cântia.

Em seguida, os gestores Instituto Cultural AbraPalavra receberão convidados que participaram do projeto para abordarem temas ligados ao livro, leitura e bibliotecas, tais como acessibilidade, mediação de leitura, bibliodiversidade, entre outros. O encerramento será com a Cia Canta Contos, que apresentará o espetáculo litero-musical Menino Sabino, em homenagem aos 100 anos do escritor mineiro Fernando Sabino.

O evento ainda conta como programação paralela uma visita guiada às áreas de guarda – Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no dia 26 de abril, das 9h30 às 10h30. Serão disponibilizadas 15 vagas, com inscrições no local 30 minutos antes.

Projeto Cartografias Narrativas
O Seminário é a finalização do projeto Cartografias Narrativas, que reuniu 1.050 bibliotecas de Minas Gerais e do país, com atividades online de formação e criação artística. Para a presidente do Instituto Aline Cântia, o objetivo do Seminário é reunir presencialmente agentes culturais ligados ao livro e à leitura, promovendo um espaço de encontros, conversas e avanços na construção e fortalecimentos de redes e de políticas públicas ligadas ao setor.

“A Biblioteca é o equipamento cultural mais presente nos municípios brasileiros, por isso tem um papel central e fundamental para o processo de reconstrução das políticas brasileiras para cultura”, declara Aline.

Sobre o Instituto Cultural AbraPalavra
O Instituto Cultural AbraPalavra é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 2011 em Belo Horizonte que vem atuando em quatro frentes: produção cultural, pesquisa, criação artística e formação. Atualmente realiza a “Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística”, que está na sexta edição, e outros projetos na área do livro e da leitura, como “Era uma Voz”, “Contos de Lá nos Cantos de Cá”, “BH ao pé do ouvido”, entre outros.

Programação completa
Dia 25/04 (terça-feira)
19h – Abertura Oficial do Instituto Cultural AbraPalavra com autoridades e convidados
19h30 –  Fala inicial do evento “A Política Cultura Viva e os diálogos possíveis com as bibliotecas e as redes culturais espalhadas pelo país”, com o Diretor da Política Nacional de Cultura Viva (SCDC/MinC), João Paulo Pontes
20h15 – Participação especial do Coletivo Iabás: A Biblioteca com espaço de diversidades. Com Chica Reis, Madu Costa e Magna Oliveira
21h – Encerramento e partilha na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

Dia 26/04 (quarta-feira)
19h – Abertura com o Coletivo Todos Estão Surdos
19h30 – Palestra “A Biblioteca como espaço de cultura, memória e educação”, com a pesquisadora de narradora Beatriz Myrrha
20h30 – Apresentação Coral dos Desafinados
21h – Apresentação ColetiVoz Sarau de Periferia e partilha na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

Dia 27/04 (quinta-feira)
19h – Abertura Oficial do Instituto Cultural AbraPalavra com autoridades e convidados
19h30 – Fala de abertura “A importância das bibliotecas no atual momento do país, em especial na reconstrução das políticas públicas de cultura”, com presença do Diretor Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Jéferson Assumção
20h15 – Roda de Conversa “As bibliotecas como espaços de produção cultural: experiências, práticas e reflexões” com gestores do Instituto Cultural AbraPalavra e convidados
21h – Apresentação artística Menino Sabino, com a Cia Canta Contos
21h30 – Encerramento e partilha

Serviço
Data: 25, 26 e 27 de abril
Horário: 19h
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21, Savassi – Belo Horizonte