Bares e restaurantes de Catalão deverão cumprir protocolo de biossegurança no combate à covid-19

Representantes de diversos estabelecimentos na cidade criaram a União de Bares e Restaurantes de Catalão. Um protocolo foi criado com medidas obrigatórias de biossegurança e será fiscalizado pela Vigilância Sanitária. Aqueles que descumprirem estarão sujeitos à penalidades.
Em função do aumento no número de casos confirmados e até em razão de novas mortes registradas no mundo e também em Catalão, bares e restaurantes deverão cumprir um protocolo de biossegurança. A medida foi acertada com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e, deverá obrigatoriamente ser adotada para resguardar a saúde de todos.
Nos últimos dias, proprietários de estabelecimentos se reuniram em busca de meios para conscientização e proteção contra o avanço da covid-19. Assim, fundaram a União dos Bares e Restaurantes de Catalão (UBRC). A decisão foi tomada para atender às necessidades de cada estabelecimento sem o descumprimento das orientações da Organização Mundial da Saúde/OMS e dos Decretos municipais nº 2.046, de 17 de março de 2.020; nº 2.202, de 03 de julho de 2.020, e; nº 2.322, de 16 de outubro de 2020.
De acordo com os empresários, eles estão cientes de que a disseminação do novo coronavírus permanece em situação de emergência na saúde pública; sabem que é necessário tomar medidas para evitar o contágio até que todos estejam vacinados e compreendem que a aglomeração não é permitida, justamente pelo alto índice de transmissão e contaminação da doença. Além disso, levando-se em consideração que os estabelecimentos dependem exclusivamente desta renda para permanência, que possuem responsabilidade econômica e social com seus colaboradores (garçons, cozinheiros, atendentes, etc.) e que os mesmos movem a economia informal, incentivando a cultura, a partir da contratação de músicos para apresentações, ficou estabelecido um protocolo em acordo com a Vigilância Sanitária do Município.
Os estabelecimentos:
• Deverão ter controle de portaria restringindo o acesso dos clientes e garantindo somente 50% da lotação;
• Deverão manter, obrigatoriamente, o distanciamento entre as mesas de dois (02) metros;
• Deverão garantir que todos os colaboradores utilizem máscara e protetor facial (face shield) enquanto estiverem em horário de trabalho.
Os clientes:
• Terão o acesso permitido somente mediante o uso de máscara e após medição de temperatura e higienização das mãos;
• Deverão permanecer sentados, a fim de evitar contato e comunicação de risco;
• Deverão utilizar, obrigatoriamente, a máscara de proteção ao transitar no local (vale para acesso ao bar, idas ao banheiro, pagamento de conta e quaisquer situações em que seja necessário o trânsito local).
Todas as medidas já estão valendo e deverão ser cumpridas em unanimidade pelos estabelecimentos de Catalão (bares e restaurantes). A secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, ficará responsável pelo monitoramento e realizará fiscalizações para garantir o cumprimento do protocolo. Os estabelecimentos que descumprirem poderão sofrer penalidades e, inclusive, serem multados.
*
Fazem parte da UBRC: SpeedJack, Dbb, Casa Velha, Na Esquina, Point Universitário, Breteiros, Bar JK e Restaurante Avenida.
Faça sua parte!
ASCOM – Prefeitura de Catalão