Banco de Sangue do Hugol alerta para possível redução de 60% nas doações neste final de ano e começo de 2023
O Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol, possui um banco de sangue próprio, que atende a demanda do local e a distribui para outras unidades, como o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer.
Ao chegar as festividades de final de ano e período de férias, as doações de sangue caem de 50% a 60%, segundo o biomédico supervisor do Banco de Sangue do Hugol, Wilson Moreira Torres Junior. Conforme explica, o número de doadores reduz drasticamente no final do ano, logo no período em que há o aumento de pacientes politraumatizados, necessitando de bolsas de sangue para sua recuperação. “Há uma necessidade extra, principalmente no período de 20 de dezembro até o final de fevereiro. O hospital não para! Temos ainda cirurgias eletivas de cardiologia que utilizam muito sangue. No final do ano, devido as festividades e viagens de férias, temos muitos acidentes e o Hugol é referência em atendimentos de
urgência. Então a demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem. É uma conta que em sempre fecha, por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade, principalmente nessa época”, disse.
A médica hematologista do banco, Tathiana Maia Ferreira, lembra que por ser um hospital que atende urgências, o Hugol necessita ter um estoque vasto e muito bem abastecido. “Nós temos que ter um estoque com todos os tipos sanguíneos, porque somos um hospital de urgências e nunca sabemos qual o tipo de acidente ou catástrofe que chegará aqui. É muito importante que todos doem sangue para que tenhamos um estoque abundante”, complementa.
Como doar
Para fazer a coleta, o doador deve procurar o banco de sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30 e ao sábado, das 07h às 12h. É necessário sentir-se bem e saudável; ter entre 16 e 69 anos de idade; ter peso acima de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional. Para os idosos, é importante lembrar que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos de idade. Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliadas na ocasião da entrevista pré-doação. O procedimento também pode ser agendado pelos telefones: (62) 3270-6661 ou (62) 3270-6662.