A Associação de Bancos (Asban) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) lançam nesta segunda-feira, 7, mais uma edição da Campanha Saque Seguro. O lançamento acontece às 8 horas na Praça do Bandeirante, Setor Central. Durante a campanha, mais de 50 mil panfletos serão distribuídos em toda a região metropolitana de Goiânia, com dicas e orientações para conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar, sobretudo, o golpe conhecido como “saidinha de banco”.
A campanha Saque Seguro é realizada sempre nos mês de dezembro já que neste período, com a chegada das festividades de fim de ano e o pagamento do 13º salário ao trabalhador, aumentam significativamente a movimentação em estabelecimentos comerciais, a circulação de dinheiro e, consequentemente, o número de roubos, furtos e golpes. A Saque Seguro acontece dentro da Operação Boas Festas, da Polícia Militar, que visa prevenir, segurança e monitoramento junto ao comércio e agências bancárias, proporcionando mais proteção à população nesta época do ano.
As Polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) também são parceiros na realização da Campanha Saque Seguro.
“Saidinha de banco”
A chamada “saidinha” é um dos golpes mais comuns contra clientes bancários. Consiste na abordagem e roubo, fora do ambiente da agência, de clientes que tenham sacado dinheiro em espécie. O golpe pode acontecer também com clientes a caminho do banco para realizar depósitos.
Entre as orientações para evitar o golpe estão o uso de transações eletrônicas, que podem ser feitas via internet banking ou mesmo por telefone, oferecendo mais segurança, comodidade e eficiência; não comentar com estranhos sobre a operação que realizou ou realizará e alterar trajetos e horários de ida ao banco.
Serviço:
Lançamento da Campanha Saque Seguro
Dia: segunda-feira, 7 de dezembro
Hora: 8 horas
Local: Praça do Bandeirante (Av. Anhanguera esquina com Av. Goiás, Setor Central)
Sugestões de entrevistado: – Mário Queiroz – Vice-presidente da Asban
– Joaquim Mesquita – Secretário de Segurança Pública