Temporada Araguaia 2024
A programação totalmente gratuita prossegue ao longo de todo o mês de julho com shows de artistas regionais e nacionais nas cinco principais cidades banhadas pelo rio Araguaia
O mês de julho é tradicionalmente conhecido pela temporada de férias no Rio Araguaia, a praia dos goianos. Com programação totalmente gratuita, a temporada 2024 prossegue ao longo de todo o mês de julho com shows de artistas regionais e nacionais e uma variada seleção de repertórios que vão da música sertaneja ao rock, nas cinco principais cidades banhadas pelo rio Araguaia, nos palcos montados pelo Governo de Goiás.
O objetivo é oferecer aos municípios do Vale do Araguaia uma programação repleta de cultura, entretenimento, segurança, educação ambiental e geração de renda. Em julho, centenas de milhares de turistas chegam à região em busca das praias e águas mornas do Araguaia para lazer e descanso.
A programação do Mais Araguaia 2024 é uma realização do Governo de Goiás com o Sesc e as prefeituras de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.
Almir Sater agita a agenda de sexta-feira
E nesta sexta-feira (5), Almir Sater segue a maratona de shows no Palco Aruanã, às 23h30. A agenda também contará com apresentações de Wilson Gandhi no Palco Sunset às 17h30, além de Marcelo Barra, às 22h, e DJ Brenno Paixão, às 1h30, no Palco Aruanã. A estrutura de som e luz do palco é compatível com a dos grandes shows nacionais, tornando os espetáculos ainda mais inesquecíveis, em um cenário único à beira do rio Araguaia.
Acompanhado por sua viola caipira, Almir Sater traz para o show alguns clássicos de sua carreira como ‘Tocando em Frente’, ‘Chalana’, ‘Trem do Pantanal’ e os projetos mais atuais AR (vencedor Grammy Latino 2016) e +AR (vencedor em 2018) em parcerias com Renato Teixeira, com canções como ‘D De Destino’, ‘Bicho Feio’, ‘Assim Os Dias Passarão’, ‘Venha Me Ver’, entre outras.
Com seu carisma e personalidade simples, o cantor é grande conhecido do público goiano. Além da boa música, seus shows são marcados pela interação com a plateia e pelos ‘causos’ que conta, isso tudo sem deixar de lado a técnica ímpar e o magistral toque de viola, indispensáveis nas suas apresentações.
Projeto Estrelas do Araguaia
Outra tradição que nasceu e floresceu às margens do Rio é o ‘Projeto Estrelas do Araguaia’, que neste ano completa 21 anos de história e promove ações sociais, ambientais, culturais e recreativas junto à população ribeirinha e acampamentos de Aruanã, Itacaiú, Cangas, Cidade de Goiás e Bandeirantes.
Para a edição 2024, estão programadas atividades e eventos que vão movimentar as praças e praias públicas dos municípios de Aruanã, Itacaiú, Cangas, Cidade de Goiás e Bandeirantes, durante todo o mês de julho. A programação começou na última quarta-feira (3), com a apresentação da Banda Groove Quintal, no acampamento Toka da Loba; e o encerramento está programado para o feriado do dia 7 de setembro, com shows da banda Zabumba Beach e do cantor Marcelo Barra.
A agenda do Estrelas do Araguaia inclui apresentações culturais com artistas, escritores, poetas e músicos goianos, além de recreação infantil com foco na preservação ambiental e distribuição de brindes. Entre as atrações confirmadas estão as cantoras Cejane Verdejo, Maíra Lemos, Maria Eugênia, Maluê, Cláudia Vieira, Grace Carvalho e a banda Stereo For.
Além dos shows, haverá um campeonato de beach tênis com a participação de 120 atletas de 20 acampamentos instalados nas praias do Rio Araguaia, durante os quatro finais de semana de julho de 2024.
Meio ambiente e legado
Além de proporcionar diversão aos turistas, o projeto visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Rio Araguaia e seu bioma. Por isso, são realizadas atividades voltadas às questões ambientais.
Outro destaque é o acampamento em Bandeirantes, que é todo abastecido com energia solar. Com um projeto assinado por Silvio de Castro, o acampamento conta com placas solares e zero palha e madeira nos ranchos, além de não utilizar combustíveis fósseis.
Em 2020, devido à pandemia, o lado social ganhou prioridade. Além da distribuição de máscaras e álcool em gel, foram doadas mais de dez toneladas de alimentos obtidos com recursos próprios, por meio de patrocinadores e amigos do Araguaia. Tudo isso foi catalogado e doado, por meio da Secretaria de Assistência Social de Aruanã, aos ribeirinhos, que ficaram sem sua principal fonte de renda: o turismo na região.
Em 2022, o projeto começou uma parceria com o Projeto Piraíba, para acompanhar o monitoramento dos peixes dessa espécie, um trabalho inédito na América Latina, que tem como objetivo final a preservação desse peixe, que pertence ao topo da cadeia alimentar do Rio Araguaia.
Já em 2023, o Estrelas do Araguaia voltou a ter sucesso graças a muitas novidades nas atividades e vertentes musicais. Pela primeira vez, a cantora Maíra e a banda Maluê se apresentaram no projeto, e a recepção do público foi muito boa, então elas retornam em 2024.
FONTE: https://ohoje.com/