Governador Romeu Zema ressalta potencial turístico de Minas Gerais na abertura da WTM Latin America
A décima edição da WTM Latin America foi inaugurada nesta segunda-feira (3) em São Paulo. A presença do governador Romeu Zema marcou a solenidade de abertura, sendo esta a primeira vez que um chefe de estado mineiro esteve presente na maior feira de turismo da América Latina sediada no Brasil. A presença do governador na WTM consolida o turismo como política de Estado prioritária. “Nós estamos aqui para mostrar que nosso governo dá total apoio a essa atividade que foi uma das que mais sofreu durante a pandemia juntamente com os bares e restaurantes. Ela está tendo toda atenção de nossa parte para que se recupere, e o turismo em Minas Gerais tem crescido acima da média nacional”, pontuou Romeu Zema.
O governador ressaltou ainda o potencial de crescimento da atividade turística nos próximos anos. “Acredito que, em pouco tempo, o turismo em Minas Gerais pode dobrar de tamanho. Nós temos muitos atrativos, especialmente a hospitalidade mineira, e a nossa cozinha que é reconhecida como uma das melhores do país. O que precisamos é aprimorar a divulgação e termos uma infraestrutura mais adequada. E isso envolve uma melhoria das estradas, o que nós estamos correndo atrás de recuperarmos. Envolve também o setor privado que precisa oferecer mais leitos, melhorar a qualidade dos existentes, ampliar a oferta de restaurantes, dentre outras atrações. Ou seja, é preciso trabalharmos nessa estruturação”, completou.
A presença do governador também foi confirmada em razão de anúncios importantes, como a assinatura de termos de parceria com a operadora CVC e a realização da Travel Next Minas, feira de turismo que deve movimentar ainda mais o setor em junho deste ano. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, sublinhou a relevância desse momento compartilhado com Romeu Zema. “A presença do governador demonstra como o turismo tem sido uma verdadeira política de estado para Minas Gerais”. “Registramos aqui nosso agradecimento ao governador, que tem permitido que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo trabalhe com autonomia e sempre nos lembrando da importância de atuarmos pela geração de emprego e renda, trazendo melhorias para o nosso povo”, completou Oliveira.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, atual presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), comentou a relevância das parcerias firmadas na abertura da WTM. “Estamos muito felizes com essa iniciativa. A CVC poderá contribuir para trazer um volume muito maior de turistas para as nossas cidades, o que é importante para essa retomada do turismo em Minas Gerais, uma das principais vertentes da nossa economia. Começa agora a Semana Santa, as cidades históricas estão todas emocionadas e animadas para este momento. Tenho certeza que nossas cidades serão cada vez mais procuradas, o que traz mais felicidade, bem estar e qualidade de vida para o nosso povo”, disse Angelo Oswaldo.
Minas Gerais é representada na WTM com um estande de 200 metros quadrados, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco. Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estão valorizados.
Durante os três dias, também acontecerá uma programação especial. Nesta segunda-feira (3), a partir das 18h, por exemplo, haverá apresentação do Terno de Congo da Festa de São Benedito de Poços de Caldas, representando as expressões das afromineiridades.
Destinos turísticos mineiros em tela
Quem passar pela WTM Latin America também verá os principais destinos mineiros projetados num painel cujo formato em duas pirâmides espelhadas remete à bandeira de Minas Gerais. Com conteúdo concebido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a instalação audiovisual vai proporcionar uma experiência imersiva ao visitante, que terá um gostinho de como é estar em Minas.
Essas projeções vão dialogar com as paisagens sonoras que remetem à mineiridade, criando uma ambientação capaz de transportar o público para alguns lugares icônicos, a exemplo das igrejas barrocas. Além da visão e da audição, o paladar também será explorado por meio da degustação de alimentos que não podem faltar na farta mesa mineira, como o café, o queijo e os doces.
Estande inspirado nas paisagens e na cultura de Minas
O desenho do estante é assinado pela dupla formada pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo diretor criativo Gustavo Greco. Ambos se basearam nas paisagens naturais, na arte e na cultura de Minas Gerais para conceber um ambiente acolhedor e que traduz também a hospitalidade mineira. “O movimento das serras, telhados coloniais, cristais, grutas, águas dos rios, cachoeiras e fontes – mineiras essências – vão mostrar sabores, saberes, fazeres e toda a natureza interior dessa gente boa e incrivelmente criativa. Minas é grande, quem te conhece não esquece jamais”, pontua Gustavo Penna.
A proposta das telas em formato de pirâmides, nas quais serão projetados os destinos turísticos e diversos atrativos, é assinada por eles. O espaço contemplará também um local para conversas e reuniões além de um bar/café com produtos locais para degustação. Revestindo toda a área externa, haverá um grafismo com referências que evocam a cultura mineira. A ideia é ressaltar a pluralidade: Minas são muitas.
“Juntamos os nossos times de design e arquitetura para representar um pouco da alma de Minas. Uma alma que é bold, cheia, abundante em ideias, em dimensões, em histórias que se ligam pelas suas cidades. É farta em cultura, gastronomia, crença (e desconfiança). É rica em criatividade, tradição e em olhares para o futuro que vão além de suas montanhas. Minas não se resume. Ela é Gerais”, completa Gustavo Greco.
Foto: Leo Bicalho