Confira a apresentação do plano estadual e do projeto Minas Santa voltados ao turismo da fé
O Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística e o projeto Minas Santa foram apresentados na última terça-feira (14), pelo Governo de Minas. As duas ações são diferentes, mas complementares e contam com a atuação conjunta das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento Social (Sedese), das Polícias Civil e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
As estratégias do novo plano e do projeto também são realizadas em parceria com o Sebrae, a Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Este último é um projeto turístico que reconhece a importância da Semana Santa para o povo mineiro e para os turistas que vem ao estado acompanhar a vasta programação tradicionalmente realizada em cidades, como Ouro Preto. Essa data marca um dos pontos altos do turismo da fé em Minas Gerais, com ritos próprios, como procissão, missas e tapetes devocionais, que são reconhecidos como patrimônio imaterial.
Embora seja uma tradição de origem católica, a Secult abriu um cadastro para todos os municípios inscreverem os eventos e manifestações da fé de todas as religiões programados para a Semana Santa 2023. Esse portfólio será divulgado no dia 1° de abril. As inscrições acontecem até o dia 30 de março. Interessados podem se inscrever por meio do site minasgerais.com.br e do e-mail minassanta2023@gmail.com.